19.10.13

11 semanas + 1 dia

Ontem foi dia de ir à consulta. Estava muito ansiosa. No último mês não soube notícias do bebé e precisava de saber se estava tudo bem.

Assim que cheguei a enfermeira mediu-me as tensões. Depois, fiz xixi para um copinho e colocou lá dentro uma tira de papel que revelava uns valores quaisquer. Não percebi o que era, mas havia uma escala. Pelos vistos, também estava tudo bem aqui.

Depois fui ter com a médica. Fomos logo fazer a ecografia. Pediu-me para tirar a roupa e eu perguntei se não ia ser uma ecografia na barriga. Ela ficou na dúvida porque achava que ainda não se ia ver. Tentámos a ecografia pela barriguita. Eu achava que estava de 10 semanas e qualquer coisa, mas afinal já estava de 11 semanas e 1 dia. Acho o máximo esta precisão.

Ver o bebé foi uma coisa linda. Eu sou uma pessoa muito espontânea, mas gosto de esconder as minhas emoções, sobretudo quando estou muito feliz. Fiquei com os olhos cheios de água, mas não chorei. Olhei para o meu marido (que ainda é mais contido do que eu!) e lá estava ele de boca aberta a olhar para o ecrã, espantadíssimo. Ele não estava preparado para o que ia ver. Aliás, ele nem queria ir. Como ainda não tenho barriga, ele achava que o bebé não se ia ver, que ainda não era "nada". Chega lá e vê o bebé já todo formadinho. Foi mesmo emocionante.

Entretanto, vejo a imagem a mexer-se muito. Perguntei-lhe se era da imagem e a médica diz que era mesmo o bebé a mexer-se. Não imaginam o quanto ele se mexia. Parecia que estava a nadar de costas. Foi impressionante ver o que estava a passar na minha barriga naquele preciso momento e eu não estar a sentir nada.

Alívio #1 - O osso do nariz estava lá. O que significa isto? Às 11 semanas os ossos de nariz do bebé já estão visíveis. Isto é considerado um marcador que ajuda no cálculo do rastrio de risco do 1º trimestre. Quando estão visíveis, o risco de o bebé ter Síndroma de Down será mais reduzido. Isto porque o nariz dos bebés com Trissomia 21 é normalmente mais flácido e com pouco osso nasal formado, nas aparecendo na ecografia nesta fase. No entanto, também não é 100% certo. Isto apenas significa que os riscos são menores. De qualquer forma, é mais um passinho em frente.

As análises estavam todas óptimas. Engordei 1,200 kg, o que não é mau, mas é mais do que eu pretendia. Eu quero engordar o mínimo possível. Eu penso que engordei (apesar de ter perdido peso durante o primeiro mês, devido à falta de apetite) porque parei com o ginásio. Aliás, eu parei com qualquer actividade física porque só me apetecia dormir. Agora, vou voltar ao ginásio e penso que tudo irá ficar bem.

Daqui a 2 semanas, faço nova ecografia e rastreio bioquímico. Estou muito ansiosa.

Conheçam o meu nadador.



Sem comentários:

Enviar um comentário