16.12.13

19 semanas

Ontem, chegámos às 19 semanas. Estamos quase a meio da viagem.

A coisa mais fantástica é saber que a minha menina já tem óvulos, cerca de 6 milhões. Quando descer já só terá 1 milhão e depois vai ser sempre a descer.

Nesta altura 'bebe' líquido amniótico e os rins produzem a urina. Não quero saber saber para onde vai... E já tem cabelinho, se for da equipa das cabeludas. Espero que tenha um cabelo melhorzinho que o meu.

O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurónios ligados a cada um dos sentidos - paladar, olfato, audição, visão e tacto - estão a desenvolver-se nas áreas específicas do cérebro.

O meu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Já me tinha apercebido disto quando estou deitada na cama de barriga para cima. Nota-se perfeitamente.

Supostamente, agora sentem-se pontapés. Eu ainda não sei se sinto. Como tenho tido imensas cólicas, não sei bem se são movimentos intestinais ou se é a minha menina a alongar-se.

2 comentários: