9.12.13

Sair à noite ou não sair à noite? Eis a questão.

Sempre fui moça de gostar de sair à noite. O marido é como eu. Com o tempo, as noitadas foram ficando mais escassas, mas temos que ir ao café à noite todos os dias.

Desde que engravidei que a situação mudou um pouco. Nos primeiro meses, tinha tanto sono, mas tanto sono que só pensava no meu sofá. A ideia de ter que me arranjar para sair dava-me ainda mais sono. Tentei manter ao máximo uma vida normal, com as mesmas rotinas, mas foi complicado.

Logo no início do 2º trimestre, fiquei com uma constipação terrível. Sempre que apresentava melhoras e punha o nariz fora de casa, voltava a ficar pior. Andei assim umas 3 semanas e, consequentemente, fora do círculo nocturno. Depois, veio a 'amniocentese' e foi repouso absoluto mais uns dias. Resumindo, estive recolhida uma série de fins-de-semana e ninguém me pôs a vista em cima.

Este fim-de-semana preparei-me para sair. Já estava mesmo a precisar. Jantar com o marido e depois ida ao café do costume. Aqui, as coisas não correram muito bem. Depois de ter tomado o meu habitual carioca de limão, vendo que todos bebiam as suas minis, fiquei com uma enorme vontade de beber um panaché (cerveja com 7up), acompanhado de uns tremoços. Pedi ao marido que me pedisse um panaché fraquinho com cerveja sem álcool. Quando comecei a beber aquilo, parecia-me cerveja normal. Perguntei aos meus amigos se a cerveja sem álcool tinha o mesmo sabor. Disseram que com a 7up era provável que sim. Foram chegando mais pessoas e olhavam para o meu copo. Eu dizia, orgulhosa, que era sem álcool. Entretanto, fui sentindo aquela dormência típica de quem bebe álcool e não está habituada. Perguntei ao dono do café se aquilo tinha álcool e ele disse-me que sim, mas que era fraquinho. Fiquei furiosa!! Quem é ele para decidir se eu quero fraquinho, forte ou sem álcool? Logo ele que acabou de ser pai do segundo filho. Isto não se faz. Valeu-me que bebo devagar e quando me apercebi ia o copo a meio.

Depois, fomos a um bar novo. O pior foi mesmo que cheirava a tinta, pelo menos num dos espaços. Não gosto nada de me expôr a este tipo de lugares. Mantivemo-nos no espaço mais arejado, perto da saída. Iam chegando amigos e nós íamos dizendo que eu estava grávida.

O momento mais engraçado da noite foi quando um dos amigos do meu marido me disse que, dado que estava grávida, esta seria a minha última noite a sair. Concordam? Acham que uma grávida deve ficar em casa, esperando que o rebento chegue? A minha saída, para além dos percalços inesperados, não teve nada de violento. Às 2:30 já estava na caminha. Eu acho que, enquanto me sentir bem e os espaços forem adequados, vou sair. Ter uma mãe deprimida em casa também não deve ser muito bom para o bebé. O que acham?


5 comentários:

  1. Olá!
    Eu estou grávida de quase 26 semanas e acho que deves colocar na prateleira as saídas à noite.
    Ao longo destes quase 6 meses completos de gravidez, tenho-me apercebido, que nos rodeiam várias situações que, se não estivesse grávida, não constituiriam qualquer problema. Mas... grávida, são um perigo para nós e para o Bebé.
    As saídas à noite incluem inúmeras dessas situações. Desde que engravidei, não sai mais à noite - no sentido de bares ou discos. Vou jantar fora na mesma, mas depois, casa.. É onde me sinto bem, e onde sinto que estamos protegidos - eu e o meu bebe.
    Coloca sempre o teu bebé em 1º lugar. Ele depende apenas de ti! E isso, antes de tudo, deve ser um orgulho para ti :)

    Um beijinho e que tudo corra bem :)

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo contigo, Maria.
    Antes de mais, já não há disposição. Acho que o corpo precisa de estar em repouso, num ambiente seguro e calmo. O bebé precisa disso.
    De tudo, o que mais me incomoda é mesmo o fumo. Aqueles pulmõezinhos não merecem...
    O meu bebé está sempre em primeiro lugar, mas estar com amigos e ouvir um bocadinho de música, divertir-me não o coloca em risco. Temos é que seleccionar bem os locais.

    ResponderEliminar
  3. Acho que as saídas à noite, desde que com as devidas precauções e se a pessoa se sentir bem, não fazem mal nenhum antes pelo contrário ter vida social só faz bem!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, desculpe a intromissão mas...

    Essa dúvida também sondou a minha prima que andava grávida, mas encontramos um texto que a ajudou a tranquilizar. Já é um pouco antigo, mas as "regras" devem ser as mesmas ;-)

    http://redemae.sapo.pt/opiniao-posso-sair-a-noite-enquanto-estou-gravida/3042

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Ana Soares.
    Adorei ler o artigo e vai um bocadinho ao encontro do que eu penso.
    Eu continuo a sair durante umas duas horas. Depois, inevitavelmente, fico cansada. Nada de saltos, nada de tabaco, álcool ou estar de pé muito tempo. Não pode fazer mal, não acha?
    Sempre estou com os amigos e mantenho algumas das antigas rotinas.
    Sinta-se à vontade para aparecer sempre e opinar.

    ResponderEliminar