6.1.14

Habemus nomen

Desde o início da nossa relação que eu e o meu marido falávamos em filhos. E, enquanto imaginávamos os filhos e quantos seriam e todas essas coisas lindas, chegámos a um acordo muito interessante. Ele decidiria o nome do menino e eu o da menina. Sem qualquer intervenção do outro.

Ora, isto foi tudo muito bonito enquanto não se perspectivavam os filhos. Desde que engravidei, tudo mudou. O meu marido desejava ardentemente ter um rapaz e os nomes que ele seleccionava eram simplesmente assustadores. Só me apetecia acabar logo com aquele acordo. O meu bebé não se podia chamar Tibério ou Viriato. Por favor! O meu marido sempre quis nomes fortes, com grande compenente histórica, mas certos nomes não são compatíveis com um bebezinho. Foi nesse momento que começei a desejar ter uma menina. Até então, o sexo era absolutamente indiferente.

O coração do meu marido ficou partido e eu suspirei de alívio. É uma menina!! Começou, então, a minha busca por nomes lindos, com os quais me sentisse ligada e que não suscitassem gozo por parte dos coleguinhas da escola da minha menina pequenina.

Andei a sofrer algumas pressões para me despachar com a decisão. Queriam saber o nome por causa dos monogramas e essas coisas todas que eu não gosto. Seleccionei 3 nomes: Maria Júlia, Maria Dalila ou Maria Vitória. Às 22 semanas, em pleno dia de Reis, decidi que a minha Rainha chamar-se-á Maria Victória.

Victória era o nome da minha avó materna. Perdi-a muito cedo, ainda bebé, e nada melhor do que perpetuar a sua memória do que dando o seu nome à minha filha. Nada tem a ver com vitórias pessoais ou com benfiquismos (mas até podia ser). É apenas uma homenagem a uma mulher que, não estando presente fisicamente, esteve sempre comigo.

O que se diz de nomes com a letra V?

Possui uma lucidez incomum, especialmente no que se refere a julgar o mundo e as pessoas. Diz sempre a coisa certa. O problema é que não vive com os pés chão e desliga a sua atenção com uma rapidez incrível. Às vezes, isso dá a impressão de não se importar com o que acontece à sua volta. A liberdade é uma coisa muito importante e, por esta razão, prefere resolver sozinho os seus problemas sem pedir ajuda ou conselhos a quem quer que seja. Não gosta nem de dar nem de receber ordens e precisa de aprender a controlar a teimosia.

Parece que vou ter problemas com esta menina. Não gosta de receber ordens? Ai, ai, ai!

Maria Victória significa "senhora soberana que vence".


Parece-me bastante auspicioso. No entanto, só quero que a minha princesa seja sempre uma pessoa feliz. Não é o que todos queremos?

6 comentários:

  1. Olá!
    Das três opções que apresentaste, uma delas é e sempre foi uma das minhas eleitas para, um dia, uma filha. Maria Júlia. A minha avó materna, que eu adorava, chamava-se assim. Adoro o nome. Maria Vitória nunca tinha pensado.. mas tb gosto.

    Estou com o mesmo problema q tu. Vou ter um Menino. Estou de 30 semanas. E o meu marido só quer nomes complicados, tipo esses que disseste... Eu quero João. Como eu e o meu Pai, que faleceu há 3 anos. Ele não quer. Deixa-me doida... vamos ver no q dá! Ainda não temos nome.
    Só de pensar em falar disso, fico muito nervosa!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,

    Adoro Maria Júlia. É um nome com grande tradição na minha família e a minha mãe também é Júlia.
    Eu queria mesmo era perpetuar a memória da minha avó, caso contrário acabará na minha geração. Tenho é que convencer a minha filha, caso não tenha mais, a chamar Júlia à sua filha.
    Relativamente ao teu João, é um nome muito bonito, agora completamente substituído pelos Rodrigos e Gonçalos. Uma pena... Fala com o teu marido, com calma. Arranja uma forma de incluir João no nome. Era uma excelente homenagem ao teu pai. E João fica bem com tudo, para além de ser nome de rei. Se ele é dado a nomes históricos, como o meu marido, tenta convencê-lo por aí.
    Beijinho e muitas felicidades. :)

    ResponderEliminar
  3. É... vou ver se consigo negociar. Já lhe disse que eu escolho João e ele coloca o outro nome, que quiser... ele diz que tem de ser um nome forte e marcante.. Socorro!!!! :P

    Obrigada e que tudo continue a correr bem contigo, também!

    Maria João Sousa

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria João,

    Estive a conversar com o meu consultor para nomes de rapaz, que sejam fortes e poderosos. :)
    Deixo aqui algumas sugestões que podes apresentar ao teu marido. Tenta não te rir muito. É para veres do que me escapei. :)

    Podes pôr o João antes ou depois.

    João Tibério
    João Constantino
    João Viriato
    João Péricles
    João Sebastião
    João Magno
    João Alexandre
    João Cláudio
    João Aníbal
    João Adriano
    João Dário. Confesso que gosto bastante de Dário João.

    Pronto, espero que algum destes vos satisfaça aos dois.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá, conheci o teu blog esta semana. Descobri que estou gravida e ainda é muito recente (sexta semana) e pelo que já li - estou a ler do inicio e tento não avançar muito - identifico-me muito com as tuas duvidas, a tua ansiedade e receios. Foi uma gravidez planeada e foi tudo muito rapido porque engravidei logo no primeiro mês, mas tenho passado muito mal a ultima semana e por isso não tenho sentido tanta felicidade como pensava que iria ter. Nunca comentei nada em blog nenhum, mas quando vi o nome da tua bebé, foi muito comovente para mim. Não sei o que vai acontecer nos proximos meses, mas se estiver a esperar uma menina, ela também se vai chamar Maria Vitoria, para menino não chegamos a acordo,mas para menina está decidido desde sempre! Identifico-me muito com o que escreves e agora ainda mais. Beijinhos e tudo de bom para vocês os três.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Margarida,

    Muitos parabéns pela tua gravidez! :)

    Como poderás ver pelo meu discurso ao longo do tempo, eu mudei muito. No início não me sentia tão bem como agora. Agora, estou mais pesadota, mais cansada, mas mais feliz. O nosso corpo e as queridas hormonas encarregam-se de nos ajudar.
    Eu fui abençoada porque não tive enjoos. Infelizmente, acho que não há nada que se possa fazer relativamente a isso. A não ser o Nausefe!

    Eu também adoro o nome. Temos um excelente gosto!

    Qualquer coisa, conta-me! :)

    ResponderEliminar