17.2.14

Curso de preparação para o parto #1

Na quinta-feira passada, fui à minha primeira aula do curso de preparação para o parto.

Para já, não me pareceu que tivesse aprendido nada de novo. Isto serviu para conhecer outras grávidas, dado que tenho passado por isto um pouco sozinha. Por outro lado, também não me identifiquei muito com as outras grávidas. Eram todas mais novinhas do que eu e não me pareceu que trabalhassem, à excepção de uma. Elas, sim, pareciam um pouco menos informadas do que eu.

Reparei que nesta aula havia algum fundamentalismo relativamente a 3 aspectos:

- Cesariana vs. parto normal - Quando falei na possibilidade de poder fazer uma cesariana devido ao meu problema grave de hemorróidas, a formadora (enfermeira especialista, mas que nunca foi mãe) apressou-se a sacar-me uma confissão: 'mas o que prefere fazer?' Por acaso, até prefiro parto normal, por todos os motivos e mais algum, mas e se não preferisse? Era condenada logo ali. As outras grávidas apressaram-se logo a fazer um ar de aprovação à minha vontade de fazer um parto normal. Como se a cesariana fosse o inimigo a abater e se as mulheres que optam por fazer uma cesariana fossem o diabo. Não gostei.

- Amamentação - Também me pareceu ver algum fundamentalismo com a amamentação. Eu quero amamentar e sou toda pró amamentação, mas isso pode não resultar com muitas mães. E haverá algumas que nem quererão amamentar. Serão piores mães por isso?

- Criopreservação das células estaminais - Já quis muito fazer isso, agora não quero nada. Acho muito caro e tenho dúvidas quanto à sua aplicação. Quando falei que muitos dos meus amigos são médicos e não fizeram a recolha das células dos seus filhos, também me senti um pouco atacada. 2 ou 3 laboratórios vão lá hoje falar sobre isto, mas nem vou lá. Se o meu hospital me desse a possibilidade de doar as células estaminais, nem hesitava, claro. Infelizmente, não tenho mais de 2000€ para investir.

Na próxima quinta-feira vou à aula seguinte (dado que a de hoje é só publicidade). Vamos ver o que se aprende por lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário