10.3.14

31 semanas | 8 meses

Há quem diga que entrei nos 8 meses. Há tabelas por aí que o sugerem, também. Da minha parte, se me dissessem que estava no fim do tempo, eu acreditava. Nem quero acreditar que isto ainda vai piorar.

A minha moçoila deverá estar a pesar cerca de 1,5 kg. Quero ver se na próxima consulta já conseguimos fazer os cálculos mais precisos. Parece que agora vai começar a crescer muito e já vira o pescoço para os lados. Noto que ela se mexe mais à noite. Também já li que pode ser uma impressão nossa pelo facto de à noite estarmos mais quietas e sentimos tudo muito mais. Para já, não me incomoda muito. Exceptuando uns solavancos mais surpreendentes, adoro senti-la a mexer e nem sequer me acorda. Os movimentos dentro da barriga assustavam-me muito antes de engravidar. Confesso que é muito bom e ficamos mais sossegadas, pois significa que o bebé está saudável.

As contracções de Braxton-Hicks podem tornar-se mais intensas nesta fase. Eu já as tenho há uns dois meses. A barrica fica dura, mas pode até nem ser toda a barriga, e sim uma parte. São completamente inócuas e sem dor, mas assustam um pouco. Agora, já sei o que são, por isso não me preocupa. O meu médico receitou-me Magnesona (magnésio) e vi que reduziram bastante. De qualquer forma, é o nosso corpo a preparar-se para o parto, por isso está tudo bem. Só devemos preocupar-nos caso estas contracções ocorram mais do que 3 ou 4 vezes por hora, se estivermos a perder líquido vaginal foram do normal ou se tivermos uma espécie de dores menstruais ou nos rins. Isto pode significar um parto prematuro, ou não. Convém ir ao hospital ver o que se passa.

Mantenham-se hidratadas. Eu tento beber no mínimo 1,5 l de água por dia. Não tenho conseguido sempre porque tenho andado com um bocado de azia. Beber água deixa-me pior...

Outra coisa que pode acontecer nesta altura é perder líquido pelas mamocas. Esse líquido ainda não é leite, é uma espécie de pré-leite chamado de colostro. Eu não liberto nenhum líquido por enquanto, nem sinto nada nas mamas. Não cresceram por aí além, uso os mesmos soutiens. É normal isto acontecer e é normal sair colostro. Também não tem qualquer relação com a quantidade de leite que vamos produzir quando a criança nascer. Espero bem que não, pois pretendo amamentar muito. Caso haja perdas de líquido, deve usar uns discos para proteger os mamilos. Há a venda em qualquer farmácia ou parafarmácia e dormir com soutien.

Sem comentários:

Enviar um comentário