17.3.14

32 semanas

Ontem, cheguei às 32 semanas. Não foi uma grande excitação, dado que ontem me sentia um pouco deprimida. Apesar do lindo dia de sol, resolvi ficar em casa, a queixar-me do desconforto e da vida. Confesso que que já estou mesmo farta da gravidez. Para ajudar, hoje é segunda-feira e estar a escrever sobre este assunto no dia de hoje é duplamente deprimente. Já não me apetece trabalhar, mas preciso de trabalhar. Enfim... Mas voltemos às 32 semanas da minha princesa. Está cada vez maior. :)

Então, aparentemente a minha princesa já chegou aos 1,7kg e mede cerca de 42 centímetros de comprimento. Esta semana vou ao médico e espero já poder confirmar estas medidas. :) Os pulmões são os últimos órgãos a amadurecer, mas os bebés já respiram através da inspiração do líquido amniótico.

Para quem está grávida de um menino, isto é interessante. Os testículos devem estar agora a descer da barriguita para o saco escrotal. Por vezes, um dos testículos, ou mesmo os dois, não está na posição certa quando o bebé nasce, mas isso resolve-se no período de um ano.

Ora, este é precisamente um dos motivos da minha tristeza. Nesta fase, é normal que se engorde meio quilo por semana. O bebé ganha agora cerca de metade do peso que terá quando nascer. Portanto, temos que comer bem. E bem não significa comer muito, até porque eu acho que só o ar me está a engordar.

A quantidade de sangue que circula no nosso corpo aumentou muito. Está 40% a 50% maior do que era antes da gravidez. Esse sangue compensa eventuais perdas que aconteçam na hora do parto. Por causa desse sangue todo, às vezes aparecem sangramentos nas gengivas e no nariz. Comigo é certinho, apesar da quantidade ser reduzida.

À medida que a barriga cresce, o centro de equilíbrio muda. Se repararem, o rabiosque fica mais arrebitado e a coluna assume uma curvatura no fundo. É muito fácil perder o equilíbrio, por isso é preciso ter cuidado. Eu costumo fazer alongamentos, porque as costas precisam mesmo desse exercício. Fala-se também de uma dor na virilha ou no osso púbico. Eu ainda não senti nada disso. Não me parece nada bem. Alguém já sentiu?

Recomendações para quem sente aquelas contrações sem dor de Braxton-Hicks. Se as sentir muito próximas uma das outras, procure ir fazer xixi ou beber um copo de água. Costuma aliviar. Relembro que o meu médico me recomendou tomar magnésio (Magnesona).

Sem comentários:

Enviar um comentário