30.6.14

Passatempo Teste de Determinação do Sexo Fetal

Quando eu estava grávida, uma das coisas que mais me perguntavam era se já sabia o sexo do bebé ou se tinha preferência. Para mim foi sempre indiferente mas, como o meu marido queria um menino, eu também torcia pelo rapazinho. Ouvi falar da tabela chinesa, fiz os cálculos (http://testepositivo.blogs.sapo.pt/6672.html) e revelou-me que eu ia ter um menino. Ora, às 14 semanas e meia, lá vimos na ecografia que, afinal, vinha aí uma princesinha (http://testepositivo.blogs.sapo.pt/8416.html). 2 semanas depois de ter feito a amniocentese (portanto, às 18 semanas), tivemos a confirmação genética de que seria mesmo uma menina. Os resultados da Tabela Chinesa são completamente aleatórios. E parece realmente muito tempo entre a descoberta da gravidez e a descoberta do sexo da criança. E eu tive sorte em saber bastante cedo. Nas ecografias nem sempre temos a sorte de ver bem. Ou está de costas, ou tem as pernas fechadas, ou tem a mão à frente. Não se vê! Depois, não sabemos bem o que chamar ao bebé, prolongam-se as discussões sobre os nomes, compramos tudo amarelo, branco e verde... enfim., vocês sabem.

Então, e se pudessem saber o mais cedo possível qual o sexo do vosso bebé, com todo o rigor científico? Já podem, sabiam?

O teste de determinação do sexo fetal é um teste inovador que permite determinar o sexo do bebé a partir das 8 semanas de gravidez e recorrendo a uma pequena amostra de sangue da grávida. Este teste baseia-se na identificação de partes do cromossoma Y na circulação sanguínea materna. Uma vez que apenas os indivíduos do sexo masculino possuem este cromossoma, a sua presença no sangue da mulher grávida é indicativa de um menino, e a sua ausência, de uma menina. Não existem riscos nem para a grávida, nem para o bebé, uma vez que o teste não é invasivo.
- O teste de determinação do sexo fetal é feito a partir de uma amostra de cerca de 5 ml de sangue da grávida. O resultado do teste será fornecido no prazo máximo de 6 dias úteis após a colheita. O teste possui uma excelente sensibilidade, apresentando os melhores resultados a partir das 8 semanas de gravidez.
- Qualquer grávida que deseje saber o sexo do seu bebé logo a partir das 8 semanas de gravidez. O teste não detecta a gravidez mas apenas a presença do cromossoma Y no sangue da grávida. Se uma mulher que não esteja grávida fizer o teste, o resultado será menina, pois neste caso, o teste apenas permite confirmar a ausência de ADN masculino.
- O teste pode ser realizado em qualquer fase da gravidez, mas a sua exactidão aumenta com o avançar da gravidez. O ideal é efectuar o teste a partir da 8a semana de gestação para que os resultados sejam mais fiáveis.

- O facto de a grávida ter tido gravidezes anteriores de meninos ou meninas não interfere no resultado, visto que o ADN fetal é rapidamente eliminado da circulação materna algumas horas após o parto.
- No caso de gravidez gemelar, se os gémeos forem ambos do sexo feminino, não existirá material genético do cromossoma Y, pelo que o resultado é válido para ambos. Se o teste demonstrar a existência de material genético do cromossoma Y, apenas fica a saber que, pelo menos, um dos bebés é do sexo masculino.
- Uma explicação para um resultado errado é a mãe ter recebido uma transfusão de sangue ou transplante de um órgão, cujo dador tenha sido um homem.
- Pode haver resultados inconclusivos em aproximadamente 5% dos casos, principalmente se a mãe estiver nas primeiras 7 semanas de gravidez. Nesses casos será pedida uma nova colheita 1-2 semanas depois.


Podem fazer este teste e outros testes n'O Laboratório da Grávida, que é especialmente dedicado à futura mãe, desde o momento em que esta pensa em engravidar. O Laboratório da Grávida realiza todas as análises necessárias antes, durante e após a gravidez com um acompanhamento científico moderno, rigoroso, experiente e direccionado para as necessidades especiais de cada fase.
As primeiras análises, ainda antes de engravidar, sobretudo as de risco infeccioso com repercussão às vezes grave para o feto, são muito  importantes e podem ser feitas aqui. N’O Laboratório da Grávida é possível realizar todas as análises clínicas e exames laboratoriais aconselhados durante a gravidez, com todo o conforto e dedicação. Destaca-se o Rastreio Pré-Natal do Primeiro e Segundo Trimestre certificados pela Fetal Medicine Foundation, método introduzido em Portugal pelo OLG, tendo sido o primeiro laboratório português certificado por esta reconhecida entidade. Para além disso, dispõe de todo um conforto extra para a realização de provas mais demoradas como a Prova de Tolerancia à Glucose oral para despiste da diabetes gestacional, com apoio de pés, revistas de especialidade e internet wireless. Os resultados são enviados online. A mulher grávida, devido ao seu estado fisiológico, necessita de mais cuidados e atenção e n’ O Laboratório da Grávida encontra um espaço confortável, no centro de Lisboa e de fácil acesso.

Para que não andem mais angustiadas com o sexo do vosso bebé e possam começar a preparar o enxoval do vosso bebé, O Laboratório da Grávida está a oferecer 1 Teste de Determinação do Sexo Fetal, no valor de 100€.

(O Teste terá de ser feito nas instalações d'O Laboratório da Grávida, em Lisboa. Os resultados são disponibilidados online)

Para o ganharem, só têm de fazer o seguinte:

- Like na página do facebook do Teste Positivo
- Like na página do facebook d'O Laboratório da Grávida
- Partilhar publicamente o passatempo na vossa página do facebook

O passatempo termina dia 13 de Julho de 2014, às 23:59.

O vencedor será sorteado via Random.org e anunciado aqui.



1 comentário: