23.7.14

Cocó na fralda

Assim que eu comecei a produzir menos leite materno, isso refectiu-se no cocó da minha menina. Uma altura andava a experimentar o leite adaptado Aptamil e foi terrível. As fezes eram muito sólidas e ela estava muito desconfortável, pois isto também trouxe as cólicas. Desde então, experimentei outros leites (anti-obstipação), Colimil, Biogaia e Bebegel.

Mantive-me no NAN Confort 1 L e no Bebegel. Tanto o Colimil, como o Biogaia, são caros e revelaram-se pouco eficazes com a Mia. Raramente ela teve cólicas porque eu sempre massagei a barriguinha e aliviava os gases com a cânula cortada do Bebegel. Lubrificava bem a cânula, introduzia no rabinho e o ar saía logo. Era um alívio imediato. Muitas vezes, esta estimulação era suficiente para ela fazer cocó sozinha. Felizmente, as fezes eram sempre moles. Ela só não conseguia expeli-las sozinha. Outras vezes, a estimulação não era suficiente e tinha mesmo que introduzir um pouquinho de Bebegel. Era remédio santo!

Nunca deixei a Mia mais de 24 horas sem fazer cocó. Li em vários sítios que os bebés não precisam de fazer cocó todos os dias, mas a minha ficava com cólicas se deixasse passar muito tempo. Li também informações contraditórias sobre o Bebegel. Umas afirmavam que causava dependência, que devia ser usado com parcimónia; outras diziam que não causava habituação. Quando teve consulta de neonatologia, o médico confirmou que não havia qualquer problema em usar diariamente (o que até nem era o caso). Para a minha filha, a solução foi esta: NAN Confort 1 L + massagem + Bebegel. As cólicas foram raras e passavam após fazer cocó.

E depois de 2 meses e tal de obstipação, eis que finalmente temos cocó na fralda. Há 3 dias atrás, depois de lhe ter dado de mamar, posto a arrotar, etc., cheirou-me muito mal. Durante algum tempo. Não podiam ser apenas gases. Eu nem queria acreditar que pudesse ser cocó. Durante muito tempo, a fralda dela só tinha xixi, nunca havia surpresas. Até há 3 dias atrás. Havia cocó na fralda e eu fiquei felicíssima. Diziam que quando fizesse a introdução dos legumes que ela ia começar a fazer cocó, mas foi muito antes. E tem feito cocó todos os dias.

Se me perguntarem o que é que fiz para isto acontecer, eu não sei responder. A única coisa que eu fiz foi usar uma parte de água engarrafada para fazer o leite. Não sei se foi isso ou não. Ontem usei só água fervida e ela fez cocó sozinha. E está visto que o Bebegel não lhe tornou o intestino mais prwguiçoso. Pode ser do calor, pode ser da água ou pode ter sido a altura dela ser um pouco mais autónoma. A minha menina já tem cocó na fralda e eu estou muito feliz!

1 comentário:

  1. O meu bebé, que agora tem quase dois anos, usou bebé gel até aos 6 meses, tempo em que esteve exclusivamente a leite materno. Sofria de cólicas horríveis e chorava muito. Depois vieram as sopas e vieram também os cocós, mas até lá foi um sufoco. Não criou qualquer tipo de habituação, hoje em dia o intestino dele funciona impecavelmente bem, mas aqueles meses foram difíceis! Agora tenho uma bebé de 2 meses, também a leite materno e que é super funcional e não tem qualquer distúrbio intestinal :)

    ResponderEliminar