12.10.15

Nos últimos dias, as coisas estão a melhorar bastante por estes lados.

Para começar, a Maria Victória tem adormecido por volta das 20:30-21:00. Este horário é absolutamente surpreendente porque ela mantinha-se acordada até muito tarde. Começava a mostrar sinais de sono, preparava-a para dormir, bebia meio biberão e, de repente, começava a rir e a brincar. E isto acontecia várias vezes na mesma noite. Enfim... Então, agora tenho que dar o banho antes do jantar, come às 19:30, brinca um bocadinho e começa logo a ficar toda grogue com sono. Não fosse ela ainda acordar várias vezes durante a noite e era tudo perfeito.

Por volta das 2 da manhã, já sei como é - começa a chorar, faço-lhe umas festinhas, dou uns miminhos a ver se passa e nada! Pego nela ao colo porque sou terminantemente contra deixar bebés a chorar para os treinar. Então, dou umas voltinhas com ela ao colo. Por vezes, consigo acalmá-la assim, mas uns 20 minutos depois recomeça a chorar. E não pára até que lhe dê água. Tem mesmo sede. Antes achava que tinha fome e dava-lhe leite. Agora dou-lhe água porque não pode beber leite indiscriminadamente. Também tento controlar a água porque as fraldas não aguentam. Acontece imensas vezes ter de mudar a roupa toda porque fica tudo molhado e acho que acorda outras vezes pelo desconforto da fralda. E é isto que não pode acontecer. É um ciclo vicioso. E tenho que tentar eliminar o primeiro problema, que é ela ter sede. Ou ter o vício do biberão. Sinceramente, não sei o que fazer.

O melhor de tudo é que hoje consegui dar-lhe banho sem lágrimas. Meti-me na banheira, juntamente com a bonecada toda. O que a distraiu mais foi um livro insuflável com os animais que ela conhece que a tia da Índia lhe mandou. Convidei-a a entrar e ela sentou-se. Mostrei-lhe o livro, ela foi dizendo mémé, piu-piu, mu... Depois, pedi-lhe que chapinhasse. Ela começou a molhar tudo e foi a festa total! O pai, que estava ao lado, ficou molhado, mas valeu a pena. Lavei-lhe a cabeça e não reclamou. Esteve sempre bem-disposta e estou muito aliviada. Eu já tinha medo de lhe dar banho devido à ansiedade que lhe causava. Portanto, o segredo é a mãe e brinquedos na banheira, muita brincadeira e já está.

Espero que o soninho melhore esta noite.

1 comentário:

  1. Obrigada pela dica, a minha piolha tambem nao quer tomar banho e faz um circo quando sabe que esta na hora de ir para a casa de banho.

    ResponderEliminar