5.1.16

Os bebés na Internet

De vez em quando, lá vem alguém falar-me dos malefícios de partilhar imagens dos filhos na Internet. Até há alertas institucionais sobre o assunto. 
Eu sou mãe de uma bebé de 20 meses e partilho fotos suas na minha página do facebook e até neste blogue. Tendo a minha filha 20 meses não me ocorrem grandes perigos a que ela possa estar exposta. Claro que há sempre a possibilidade dela, um dia, não aprovar o que fiz com a sua imagem. Tento não colocar imagens que a possam envergonhar, mas espero que ela compreenda que tudo isto começou por ela e é para ela. A minha maior preocupação na vida é zelar pela felicidade e bem-estar da minha filha, mas custa-me perceber como poderei estar a prejudicá-la ao mostrá-la ao mundo com tanto orgulho. 
Quando penso em bebés e crianças em perigo, ocorre-me logo uma série de casos mais recentes. Todos os abusos, agressões e, mesmo, homicídios foram cometidos por pessoas supostamente insuspeitas: pais, padrastos, avós, amigos da família, professores, explicadores, monitores, padres... Esta gente de confiança foi é capaz dos piores crimes contra os seus bebés. Têm a certeza que o perigo está no Facebook ou na Internet? 
Depois penso em adolescentes e pré-adolescentes (também eles crianças) e aí mudo completamente de opinião. Com a conivência dos pais, criam contas em redes sociais (só permitidas a partir dos 16 anos) e, se não forem devidamente controlados e supervisionados, podem estar expostos a perigos. 
Bons pais erram, claro, mas devem estar atentos a todos os perigos. Sejam na Internet ou dentro de casa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário