29.3.16

Quartos montessorianos

Adoro o conceito e a filosofia por trás da decoração montessoriana, inspirada na médica e pedagoga italiana Maria Montessori.

Montessori acreditava que a casa não deve ser para crianças, mas das crianças, ou seja, não organizada para a sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. Assim, quando falamos numa decoração montessoriana, temos que ter em conta que o espaço é para uso do bebé e não dos adultos. A decoração não é apenas decoração. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter para que possa desenvolver a sua criatividade.

O espaço deve ser pensado para que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Como o objectivo do quarto montessoriano é promover a autonomia criança, esta deve ser sempre supervisionada, apesar do ambiente seguro (sem tomadas ou áreas pontiagudas).

Apesar de eu ter estudado a filosofia e pedagogia montessoriana na faculdade, nunca mais me lembrei dela. Infelizmente, também o quarto da Mia foi pensado nas nossas necessidades e não nas dela. Também não foi muito problemático porque ela ainda não dorme no seu quarto.

O mais interessante é que não é preciso grande investimento para montar um quarto montessoriano.Aqui ficam algumas dicas:

- colchão no chão ou cama muito baixa para que a criança possa entrar e sair quando quiser;
- os brinquedos e livros devem ficar acessíveis à criança;
- espaço livre para que a criança possa explorar e brincar;
- espelho ao nível da criança, bem fixo à parede, para que se possa ver;
- barras na parede para que a criança possa começar a andar sozinha sem a ajuda dos pais.

Deixo aqui algumas ideias e espero que possam inspirar-vos!


































Imagens: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário