23.4.16

Vacinas

Esta semana fomos a mais uma vacina. Desta vez, foi um reforço da vacina Bexsero. É um bocado dispendiosa, à volta de 90€ por dose, e são precisas 4. A Maria Victória só tomou 3 porque tomou a primeira mais tarde, visto que a vacina tinha acabado de sair para o mercado. Ainda por cima, desta vez, foi dificílimo encontrar a vacina. Procurei em várias farmácias e todas me diziam que estava esgotada no laboratório. Encontrei, por sorte, uma numa farmácia que contactei por telefone.
Há quem tenha reservas quanto à vacinação, mas eu só vejo vantagens. Só tenho pena que o Sistema Nacional de Saúde não garanta todas as vacinas gratuitas para TODOS! É uma vergonha que muitas crianças, apenas porque os pais não podem pagar, não possam ter acesso a todas as vacinas. Por isso, lhes chamam opcionais. Eu costumo sugerir aos meus amigos que incluam estas vacinas pagas e opcionais (Bexsero, Rotateq ou Rotarix e Prevenar, que entretanto já é comparticipada) no enxoval do bebé. Peçam aos vossos familiares que deixem as vacinas pagas na farmácia. Acreditem que pode aliviar bastante o orçamento quando tiverem que as comprar. Sempre é melhor comprarem vacinas do que acumular brinquedos aos quais eles nem ligam muito, às vezes.
Enquanto era bebé, a Maria Victória não reclamava com as vacinas. Notava a picada, ia começar a reclamar e depois calava-se. Nunca teve grandes reacções a nenhuma vacina e nunca fez febre. Às vezes ficava um bocadinho murcha, só isso. A vacina que fez toda a diferença aconteceu aos 12 meses. Para já, deixou de ser na coxa e passou a ser aplicada no braço. Aos 12 meses já é bastante complicado imobilizá-los. E cruel. O pior de tudo é que uma das vacinas que se dá aos 12 meses é tida como sendo das mais dolorosas. E é mesmo! Foi terrível, chorou imenso e passou a associar a dor à bata branca. A dos 18 meses já não foi tão má, mas eu ia cheia de receio. 
Esta semana, correu tudo da melhor forma. Para já, andámos na brincadeira antes de entrar para a sala de enfermagem. É bom que eles entrem descontraídos. Já lá dentro, teve a sorte de encontrar enfermeiras muito queridas. A Maria Victória começou a chorar ainda antes da vacina, só porque estávamos a tentar imobilizá-la. Como a compreendo... Também não gosto nada de me sentir presa. Depois da vacina, chorou um bocadinho, mas as enfermeiras foram impecáveis e até houve beijinhos no final. Faz toda a diferença encontrar profissionais que gostam do que fazem e que tornam um momento difícil num momento divertido e carinhoso. 
Adoro o meu Centro de Saúde! Desde o médico de família, às enfermeiras e até às senhoras que estão no atendimento ao público, são todos fantásticos! Para ser perfeito era só ter um pediatra permanente. 
A brincar no Centro de Saúde de Mateus

4 comentários:

  1. Olá. Também estou á procura da vacina Bexsero. Pode-me indicar qual foi a farmácia onde encontrou a vacina.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu consegui encontrar na Farmácia Seixas, em Vila Real, mas só tinham mesmo esta. O que fiz foi telefonar para todas as farmácias, na esperança que uma delas tivesse. Esta tinha. Pelos vistos estava esgotada no laboratório. Ligue para todas.

    ResponderEliminar
  3. Alguém sabe se já há a vacina?

    ResponderEliminar
  4. lex, é melhor ligar para as farmácias e deixar uma pré-reserva. Até poder ser que tenham alguma unidade. Boa sorte!

    ResponderEliminar