23.5.16

Um parto normal de apresentação pélvica (fotos)

Sempre tive um fascínio enorme por partos. Não sei se vem do facto de nos filmes ser sempre um acontecimento muito dramático, muito doloroso, com gritos, sangue, complicações, pessoas muito nervosas... Acho que nunca vi a dramatização de um parto fácil e rápido. Esse meu fascínio/medo aumentou imenso durante a minha gravidez. De vez em quando, lá vinha o pensamento de que o meu bebé ia ter que sair e podia fazer grandes estragos. Então, passei a vida a ver vídeos de partos. Queria saber o que acontecia em cada momento, em todos os tipos de partos. É incrível o que se pode encontrar no YouTube! Mas não me bastava ver, eu forçava as outras pessoas a ver também. Muitas vezes, estava com amigos numa esplanada ou bar e lá sacava eu do telemóvel para mostras o último vídeo que me tinha impressionado. A minha maior vítima foi mesmo o meu marido. Acho que foi por isso que só entrou na sala de partos depois da Maria Victória estar cá fora.

Recordo um parto, em especial, de trigémeos. Um parto normal, sem anestesia, conduzido por uma excelente equipa de profissionais e uma mãe muito corajosa. O facto de serem 3 nem foi o desafio maior. O bebé número dois estava com apresentação pélvica e, na maioria dos casos, seguiria para cesariana, mas este bebé e mamã aguentaram-se muito bem e os 3 bebés nasceram de perfeita saúde.

Esta semana, chegaram-me as imagens de mais um parto impressionante. Karyn Loftesness fotografa partos e documentou o nascimento do quarto filho de Raychel, em casa. Também este parto era de apresentação pélvica. São imagens muito fortes, aviso já.

O bebé surge de rabo, com presença de mecónio, mas sem causa qualquer sofrimento ao bebé.
Sai mais um pouco e a parteira evita que algum xixi do bebé lhe molhe a cara.
Surgem as pernas.
Sai primeiro uma perna.
As duas pernas já estão de fora e um braço começa a surgir.
Até esta altura, não houve qualquer intervenção da parteira no desenvolvimento do parto.
Os ombros já estão de fora e só uma mãozinha ainda não saiu.
Agora, nariz e boca já estão visíveis.

As parteiras preparam o bebé para que se junte à sua mãe. E pai.
Esta imagem não precisa de legenda.
Para verem mais fotos deste parto, consultem a página da fotógrafa Karyn Loftesness.

2 comentários: