28.6.16

7 coisas que eu dizia antes de ter filhos

1 - O bebé deve ir para o seu quarto o mais cedo possível.
Sempre gostei de dormir bem e muito. Não podia ser um
bebé que me ia tirar esse prazer. A minha ideia era a minha filha ficar no meu quarto nos primeiros tempos e, assim que possível, iria para o seu quartinho. Era o melhor para todos. Fiz questão de ter o quarto absolutamente pronto antes dela nascer, pois sabia de pessoas que tiveram de esperar que o quarto estivesse pronto para mudar o bebé de poiso. E eu não podia correr esse risco. Pois bem, o quarto estava pronto, a menina nasceu e nunca foi para o seu quarto. No dia em que viemos para casa, o pai foi logo comprar um berço para acoplar à cama, pois foi absolutamente inconcebível para os dois (ao menos nisso concordamos...) deixá-la a dormir longe de nós.

2 - Vou arranjar sempre tempo para mim.
Eu já suspeitava que o tempo fosse escassear, mas nunca supus que o tempo para mim ficasse reduzido a zero. E não foi só durante aqueles primeiros meses mais complicados. Ainda hoje, 2 anos depois, marcar um cabeleireiro ou um café com amigos exige grande ginástica na agenda. Para mim, a prioridade é a minha filha, o meu trabalho porque preciso de a sustentar, e tudo o resto muito no fim da lista. É uma opção minha, que me deixa mais feliz. Quando as mães são mais felizes a dedicar mais tempo para si também está muito bem. Mães felizes, filhotes felizes. E eu sou feliz com ela comigo.

3 - Nunca levar a minha bebé para um restaurante.
Isto era daquelas coisas que sempre me irritou. Detesto restaurantes barulhentos e cheios de gente. Gosto de poder comer devagar (sou daquelas pessoas irritantes que mastiga a comida 20 vezes antes de engolir) e com o mínimo de ruído. Se o ruído fossem crianças a chorar ou aos gritos eu já nem conseguia comer. Culpava aqueles pais por se atreverem a sair de casa com aquelas criaturas birrentas e, se não tivessem a quem os deixar, que não saíssem de casa. Hoje, tudo isto me continua a irritar, mas também nunca mais consegui ter uma refeição demorada e em sossego, mesmo em casa. Sobretudo, fiquei muito solidária com os pais que têm todo o direito a ter uma refeição cozinhada por outra pessoa, sem prescindir da companhia dos filhos. Agora o choro dos filhos dos outros deixa-me aflita e as gargalhadas alegram-me. Também eu levo com os olhares de outras pessoas e espero que um dia compreendam.

4 - Nunca vou deixar a minha filha comer com telemóvel ou tablet à frente.
Era precisamente nos restaurantes que eu mais via isto. Por havia miúdos aos gritinhos, a brincar, ora havia miúdos absolutamente hipnotizados por gadgets. Eu, utilizadora incondicional e irremediável de tecnologia de bolso, dizia que com os meus filhos seria muito diferente. Eles têm que saber estar à mesa sem essas bengalas. Agora é dar por mim desesperada quando não tenho net, não há wireless e não tenho vídeos para lhe mostrar. Confesso que já mal uso o meu telemóvel porque está sempre ao serviço da minha filha. Isto serve para refeições ou simplesmente para lhe conseguir mudar a fralda.

5 - A minha filha não vai comer porcarias.
Pais horrorosos esses que dão açúcar e gorduras aos filhos... 99% por cento do tempo, a alimentação da minha filha é saudável. Come sempre sopa, um prato com proteína, hidratos e legumes e frutinha, pelo menos ao lanche. Depois, há as festas infantis. E esse 1% é absolutamente desastroso. Quando eu criticava, era habitualmente em situações de festa e aí é quase impossível de os controlar. Está tudo ao nível dos olhos deles e é vê-los comer batatas fritas, gomas, bolachas, pintarolas... Qual sopa, qual quê? Eu já desisti. Ficava consumida, sentir-me culpada e andava sempre a correr atrás dela a tirar-lhe as batatas fritas da mão. Não vale a pena! Se for só nesses dias, não há mal nenhum e que se lixem os olhares críticos dos outros. Pouco veneno não mata ninguém.

6 - Nunca vou sair de casa mal arranjada.
Uma vez, uma amiga comentava que outra amiga sua tinha sido mãe e que andava toda mal arranjada. Pior, às vezes, podia encontrar-se nódoas na sua roupa. Que horror! Infelizmente, já me aconteceu. E mais do que uma vez. A área predominante é o ombro esquerdo, onde a minha filha tanto se babou, muitas vezes com restos de comida ou de leite. E também saio mal arranjada porque infelizmente não há tempo para tudo e, como sempre, eu estou no fundinho das prioridades.

7 - Detesto baby blogs!
Sobre isto há pouco a dizer... Este é efectivamente um baby blog, começado precisamente no dia em que descobri que tinha um bebé comigo. Sempre detestei a conversa de mãe, sempre a queixarem-se que os filhos tinham febre e mais isto e mais aquilo. Passou-me a falta de paciência, claro.

2 comentários:

  1. Oh como eu me identifico em tudo!!!tive a minha 3filha e com uma diferença de 11anos.e achei que algumas coisas iriam mudar, e sim mudaram porque ela é um anjo de bebé, mas como Mãe ainda sou +apegada pq é o último filho e pq sei que passa tudo tão rápido. O que sinto o mesmo é que sou mesmo feliz com os filhos comigo!!!im beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho, querida Tita! Que bom que há mães como a Tita! E parabéns pelas 3 filhotas. É um verdadeiro sonho.

      Eliminar