14.6.16

Irritação na pele pelo calor - sudamina


Na semana passada, a Maria Victória acordou com as costas num estado miserável e cheia de comichão. Não sabia do que se tratava e, de imediato, passei um hidratante para bebé da LR com calêndula para a apaziguar. A área afectada estava limitada às costas, por isso excluí picada de insectos, a cama tinha sido mudada de fresco... Não sabia mesmo o que pensar. Se fosse calor, não teria isto espalhado por uma área maior? 
O que eu não sabia era que o calor não tinha sido durante a noite, mas sim na tarde anterior. Tínhamos ido ao parque por volta das 18.30, mas ainda estava muito quente. Ela fartou-se de brincar, recusava vir embora e por lá ficámos cerca de 45 minutos. Transpirou, claro, bebeu muita água, mas nunca pensei que fosse isto a causa desta erupção nas costinhas dela.
Marquei consulta na Pediatra, mas depois desmarquei pois vi logo que era Sudamina. Procurei ajuda na farmácia. O creme que me recomendaram foi um creme anti-prurido da Barral. Eu queria que aliviasse de imediato a necessidade de coçar a área. Este creme, porém, não fez absolutamente nada. Passei uma noite em branco, pois a menina não conseguia dormir com tanta comichão e não aliviou nada. Até a textura é pastosa e demasiado densa para aliviar este tipo de pruridos. Limpava a área com uma compressa húmida, deixava secar ao ar, aplicava o creme, deixava secar e nada. Fiz isto várias vezes durante a madrugada e nada. Foi desesperante. Creme não aprovado!!


Entretanto, a minha mãe trouxe-me este, da Uriage, e os resultados fizeram-se sentir de imediato. É mais líquido, mais fresco, aliviou imediatamente a comichão e depressa passou tudo. Se tivéssemos usado logo este creme, tínhamos evitado muito desconforto. Usámos também Fenistil em gotas, um anti-histamínico, que aliviou a comichão.


O que é, então, a sudamina ou dermite pelo calor?
Isto acontece quando os poros ficam entupidos e impedem a pede de libertarem o suor livremente ou quando o calor é tão excessivo que as glândulas sudoríparas não conseguem arrefecer o corpo. Surgem, então, essas bolhas cheias de suor e a sua erupção causa comichão (prurido). Costuma aparecer nas axilas e virilhas, peito, cintura e costas. A minha filha só teve nas costas.
Os bebés estão mais expostos a esta irritação na pele porque ainda não têm a capacidade de transpirar bem desenvolvida. 

Como evitar a sudamina?
Evitar a exposição ao sol e ao calor e usar roupa leve, fresca e de algodão. Se já tiver sudamina, deve evitar que a criança se coce e deixar as áreas afectadas o mais possível ao ar. Deve mudar-se a fralda sempre que estivere molhada e secar muito bem a área. 

Quando consultar o Pediatra?
Se houver a mínima dúvida de que se trata de sudamina, se não há alívio com o tratamento feito em casa ao fim de 24/36 horas e se houver febre, a criança deve ser vista por um pediatra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário