31.7.16

15 alimentos para uma gravidez saudável


1 - Cereais de pequeno-almoço
Como as necessidades de Vitamina B se vão manter ao longo da gravidez, nada como começar o dia com cereais. E nada de escolher cereais muito açucarados. 

2 - Lentilhas
São óptimas porque são uma boa fonte de proteína e, além disso, ajudam na obstipação, tão comum na gravidez.

3 - Brócolos
Têm cálcio, ácido fólico, fibras, anti-oxidantes e vitamina C.

4 - Leite
Pela necessidade de ingerir mais cálcio, o leite é sempre uma boa opção. Hoje em dia, há imensas variedades e alternativas: gordo, magro, com fibras, sem lactose... É só escolher.

5 - Bananas
São ricas em potássio, ajudam a combater a fadiga e são bem toleradas pelo estômago, para quem sofra de enjoos.

6 - Carne branca
Frango, peru e coelho são ricos em proteína e ferro, tão importantes na gravidez. E, além do mais, é muito mais saudável que a carne vermelha.

7 - Queijo
Recomendo queijo ricota, quark ou fresco com níveis baixos de gordura e ricos em proteína.

8 - Ovos
Também muito ricos em proteína e tão fáceis e rápidos de preparar. Tenham sempre ovos cozidos no frigorífico e poderão adicionar a qualquer prato.

9 - Aveia
Para mim, o pequeno-almoço ideal porque sacia por mais tempo e ajuda a combater o mau colesterol. No inverno, cozinho com leite e adiciono cacau e mel, no verão faço overnight oats com fruta e iogurte. 

10 - Vegetais de folha verde
Os espinafres, por exemplo, são ricos em ácido fólico e dão óptimas sopas. 

11 - Pão integral
Rico em fibra, ferro e zinco.

12 - Laranjas
São óptimas porque hidratam e, além disso, têm ácido fólico, vitamina C e fibra.

13 - Frutos secos
A gordura é essencial para o desenvolvimento do cérebro do bebé, por isso devemos escolher uma gordura boa. Por ser uma opção mais saudável, tem que se ter cuidado na mesma com as quantidades porque tem muitas calorias. 

14 - Kiwis
São muito ricos em vitamina C e fibra. Óptimos contra a obstipação. 

15 - Frutos desidratados
São óptimos para quando dá uma vontade louca de comer doces. 


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