12.7.16

Obrigada, rapazes!

Portugal está em festa! Portugal tornou-se, anteontem, campeão europeu de Futebol. O país fica a meio gás quando a selecção joga e pára quando ganha. Não há nenhuma outra actividade que motive e mova tanto um país. Não somos só bons a jogar futebol, atingimos a excelência em tantas outras
áreas... Mas só o futebol tem a capacidade de unir todos os portugueses. Todos. Os ricos e os pobres. Os portistas e os benfiquistas. Os do norte e os do sul. Os que vivem em Portugal e os que vivem nos Estrangeiro. É maravilhoso ver como as pessoas se juntam para ver um jogo.
A minha pequenina, por mais que eu insistisse em dizer que era Portugal, só dizia "Benfica!", "Golo!", "Viva!". Também está bem. Para nós é quase a mesma coisa. Como ela tem 2 anos, não é fácil conseguir ver jogos de futebol e nunca consegui ver um jogo completo. Vi partes no café, com os amigos, tentei ver o resto em casa, mas ela só me pedia o Panda. E eu desesperada por novidades, ia espreitando o facebook no telemóvel.
Nos últimos dois jogos houve prolongamentos, por isso era impossível adiar até tão tarde a ida para a cama. Ela adormecia e eu ficava ao lado, no escuro e no silêncio. E isso possibilitou-me sentir o jogo de uma forma muito especial. Assim que se marcou o golo da vitória a casa vibrou, os gritos em uniram-se num só e eu arrepiei-me. Atrás de casa, lançou-se fogo de artificio. Os carros começaram a juntar-se na caravana que celebrava a taça. Tive vontade de me juntar aos festejos, mas o facto da minha filha dormir pacificamente no meio de tanto barulho era a confirmação de que era assim mesmo que tinha que ser: Portugal campeão!!
Obrigada, rapazes!


Sem comentários:

Enviar um comentário