13.7.16

Uma viagem espiritual - Nicholas Sparks e Billy Mills

Numa altura que tanto se fala em "mental coaching" e líderes espirituais, eu tenho uma que não só me inspira, como me dá livros fantásticos para ler. Consegui ler este em 3 noites, depois de deitar a Mia e fazer o que ainda havia para fazer. Foi-me mesmo pedido que fizesse isso todas as noites. Seria o tempo para o meu investimento pessoal, Sacrifiquei a televisão e não me arrependi nada.
Este livro foi traduzido para português como "Uma viagem espiritual". Em Inglês, é Wokini e foi escrito por Billy Mills, em parceria com Nicholas Sparks. Wokini significa um recomeço ou procurar uma nova visão e pretence mostrar ao leitor como se auto-conhecer e como ser feliz. O mais bonito é que o livro mistura a visão de princípios actuais de pensamento positico e auto-conhecimento com a crença Nativa Americada na meditação, no pensamento, nos sonhos, e a harmonia com a natureza.
Recomendo mesmo a leitura deste livro, mas vou deixar aqui algumas passagens muito inspiradoras, fazendo uma espécie de resumo:

Sobre a felicidade

"... a felicidade é um mundo próprio, um mundo que pode ser encontrado em cada um de nós."
"A felicidade era, pois, um estado de espírito, um estado que cada pessoa pode, em absoluto, controlar, quer as coisas corram bem ou não
"A felicidade é uma emoção que me faz sentir bem comigo próprio. (...) Preciso, tão somente, do desejo e do saber como ser feliz. (...) E eu acredito e aprendo a ser feliz, posso ser feliz para sempre porque apenas eu posso controlar a felicidade."
"Tens de desejar a felicidade. (...) Sem esse desejo de felicidade, a tua mente não te deixará ser feliz. Mas, uma vez possuído esse desejo, nada te impedirá que crie raízes na tua vida."
"(...) perceberás que podes ser sempre feliz. Não apenas de vez em quando, não apenas quando as coisas correm bem, mas sempre. Sentir-te-ás feliz para o resto da tua vida."
"A felicidade reduzirá o stress da tua vida porque te podes adaptar, de forma positiva, a quaisquer problemas que te surjam. O que, por sua vez, te tornará fisicamente mais saudável."
"Sabes, a felicidade permite que mudes a tua vida para melhor. Se fores feliz, reagirás às coisas desagradáveis que te aparecem na vida de modo diferente. A felicidade faz-nos actuar positivamente, no sentido de melhorarmos qualquer situação. A felicidade também gera entusiasmo, o que fornece uma energia adicional a tudo quanto fizermos. Se combinarmos este entusiasmo com o desejo, a fé e a persistência, obteremos uma maneira de alcançar os nossos objectivos pessoais, sejam eles quais forem. Em resumo, se formos felizes, tudo melhora na nossa vida. A felicidade é, simultaneamente, o princípio e o fim de todas as metas a que nos propomos na vida. E mais importante ainda, é o sentimento mais marvilhoso do mundo."

A importância da meditação

"O exercício da meditação
(A realizar três vezes por dia)
1. Encontremos um lugar confortável para relaxar.
2. Fechemos os olhos e contemos de um a dez, respirando fundo em cada algarismo.
3. Relaxemos mais à medida que fazemos a contagem.
4. Quando chegarmos aos dez, sintamos a descontracção espalhar-se por todo o corpo.
5. Pensemos em algo que nos faz felizes. Tornemo-lo tão real quanto possível.
6. Digamos em voz alta, dez vezes: "Sou feliz".
7. Contemos de dez até um e abramos os olhos.
8. Sorriamos.

Se fizermos isto, seremos felizes. Se o fizermos todos os dias, descobriremos que somos felizes o tempo todo. A felicidade tornar-se-á num sentimento habitual para nós."

As dez verdades

"As dez verdades são os princípios de vida. São muito fáceis de explicar, mas tens de os aprender com tempo. (...) Para os aprenderes, tens de dominar cada um deles, um de cada vez. Não deves seguir para o ponto seguinte sem antes dominares completamente o anterior. Deste modo, não serão esquecidos.

(..) Comecarás a aprender cada princípio em cada nova fase da Lua. (...) lê-o imediatamente a seguir à meditação. Quando a Lua passar para uma nova fase, começa a exercitar o princípio seguinte, Em menos de um ano terás mudado, por completo, a tua vida.

1 - Sou o ser mais especial jamais criado.
2 - Darei apreço ao que a vida me concedeu.
3 - Encara a tua vida com optimismo e esperança no futuro.
4 - Estabelecerei objectivos novos e interessantes.
5 - Vive cada dia da tua vida como se fosse o último.
6 - Adaptar-me-ei à vida conforme ela se me apresentar.
7 - Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
8 - Não mais voltarei a ser um perfeccionista.
9 - Aprenderei a rir-me da vida.
10 - Aceitarei os pontos de vista dos outros.

Podem ler o livro aqui, apesar de ter alguns erros de impressão.


Sem comentários:

Enviar um comentário