20.9.17

A primeira semana de escola

Faz hoje uma semana que o Jardim de Infância começou e o saldo tem
sido francamente positivo. O único incidente foi mesmo na sexta-feira, ao terceiro dia. Logo quando acordou, a Maria Victória disse-me que não queria ir para a escola. Não valorizei e tratei das coisas como habitual. Assim que parei na escola, começou o drama. Fomos até à sala, onde já estavam todos os meninos, e ela gritava e chorava que não queria ficar ali. Não me largava do pescoço e já estava a ficar fisicamente difícil de a domar. Quando a pus no chão, fugiu para o exterior e caiu. Tive que pegar nela de novo e tentámos de tudo para a convencer a ficar. Deixá-la e virar costas estava fora de questão porque ela literalmente colada a mim, com a pernas e os braços à minha volta. Para evitar mais constrangimentos e atrasar a aula dos meninos, meti-a no carro e regressamos a casa. Ali percebeu que era bem melhor ter ficado na escola. Estive sempre a trabalhar e pouco tempo lhe pude dedicar. Ainda de manhã, uma vizinha foi a minha casa sugerir que a Maria Victória fosse com a sua filha no transporte escolar. Talvez ajudasse.
Depois do almoço, lá fomos nós para a rua aguardar a carrinha. Entrou com a M. e disse-me adeus. Eu estava muito ansiosa por saber o que lhe teria acontecido. Era a primeira vez que ia sozinha e era apenas o 3º dia. Cheguei à escola para a ir buscar e estava felicíssima. Tão feliz que quis regressar a casa na carrinha e não comigo.
Apesar da escola ser a uns 300 metros de casa, ela faz questão de ir na carrinha com os meninos que vêm de mais longe. Não há despedidas, é divertido, e vai toda feliz para a escola! Come melhor, dorme muito melhor (coitadinha, anda cansadita!), trata da sua higiene sozinha (com supervisão, mas sozinha) e anda muito bem-disposta.
A primeira semana tem sido óptima para o meu coração de mãe e para a minha filhota. Vamos esperar que se mantenha sempre assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário