28.6.16

As crianças precisam do toque e de atenção dos pais


Um estudo da Universidade de Harvard diz que as crianças precisam do toque e de atenção.
Na verdade, a filosofia do "deixa chorar" pode conduzir a mais medos e lágrimas quando forem adultos, de acordo com dois investigadores da Harvard Medical School.

"Em vez de os deixar chorar, os pais devem manter os bebés próximos de si, consolá-los quando choram e levá-los para a sua cama, onde se vão sentir seguros."afirmam Michael L. Commons e Patrice M. Miller, investigadores do Departamento de Psiquiatria.

Os dois investigadores examinaram a forma de educar crianças nos Estados Unidos e noutras culturas. Nos Estados Unidos é comum colocar os bebés em camas separadas e, até, em quartos separados, e não atender rapidamente ao seu choro. Isso pode conduzir a incidentes de stress pós-traumático e perturbações do pânico quando estas crianças atingirem a idade adulta.

"O stress prematuro resultante da separação causa alterações no cérebro das crianças que os torna futuros adultos mais susceptíveis ao stress nas suas vidas", dizem Commons e Miller. "Os pais devem reconhecer que deixar os bebés chorar desnecessariamente prejudica-os permanentemente. Altera-lhes o sistema nervoso para que se tornem ultra-sensíveis a um futuro trauma", diz Commons.

"O trabalho destes investigadores de Harvard é único porque tem uma abordagem multidisciplinar, examinando a função cerebral, a aprendizagem emocional nas crianças e as diferenças culturais", diz Charles R. Figley, director do Traumatology Institute da Florida State University e editor do The Journal of Traumatology.

Estes investigadores afirmam que a educação infantil mais apegada dá a ideia de que as crianças crescerão mais dependentes, mas é exactamente o oposto. O contacto físico e a proximidade irão tornar as crianças mais seguras e mais capazes de formar relações adultas e seguirem o seu próprio caminho.

As mães Gusii, do Quénia, dormem com os seus bebés e respondem rapidamentem quando choram. Colocaram as mães Gusii a ver vídeos de mães Americanas e as Gusii ficaram perturbadas pelo tempo estas demoravam a responder as bebés que choravam.

"Há formas de crescer e ser independente sem colocar os bebés em situações tão traumáticas." Disse Commons. "O castigo e o abandono nunca foram uma boa forma de se ter gente calorosa, afectuosa e independente."




Podem ver o artigo completo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário