16.11.20

Em isolamento

Ontem, recebi a chamada da escola a informar que a minha filha tinha que estar em isolamento devido ao contacto com uma criança da sala dela que tinha testado positivo. Comunicação oficial por e-mail mais tarde, à noite. 

Hoje de manhã, recebo chamada dos Serviços de Saúde a marcar o teste para amanhã. Pediram os dados dela e os meus para poderem enviar uma declaração para apresentar no emprego. Ela está em isolamento e eu estou “de castigo” para a acompanhar. Perguntaram como ela se encontrava de saúde e está óptima. Não tem quaisquer sintomas e duvido que esteja infetada. No entanto, nunca se sabe, não é? 

Depois, vieram as recomendações. Parecem-me um bocado ridículas, tendo em conta as outras medidas tão relaxadas. De facto, não percebo esta dualidade de critérios. 

A criança infectada frequentou a escola, mesmo quando a sua mãe já estava em isolamento, aguardando o resultado do teste. Só saiu da escola, a meio do dia, quando saiu o resultado do teste da mãe. 

No entanto, exigem-nos que os nossos filhos fiquem o mais isolados possível em casa, com uma casa de banho só para si ou que seja desinfectada a cada uso, que usemos sempre todos máscara em casa, que façamos as refeições em horários desfasados, loiça e roupa lavados à parte e a 60º. 

“Isso se for positiva, não?” Perguntei.  NÃO! É para cumprir esta etiqueta durante os 14 dias. 

Meus senhores, vão-se lixar! O outro menino tinha a mãe em casa, sintomática e aguardar teste e foi normalmente para a escola. E agora temos este rigor todo? Não entendo, sinceramente!

Amanhã é dia de teste. Espero que todos estejam negativos, que a família infetada esteja bem e que isto passe depressa. E espero que não custe muito à minha menina... só penso nisso. 

3 comentários:

  1. Infelizmente, apesar das recomendações que ja todos ouvimos falar isto acontece. Pais com 2 filhos em que um deles é sinalizado para fazer o teste, os pais saem a rua com o outro filho e levam no para a escola ou infantário. A dar positivo e a estar alguem no agregado doente andam a espalhar o virus. E pior é nem dizerem nada na escola dos filhos. Trabalho num infantário e temos visto isto a acontecer. Recebo recados do género :" A Z amanhã nao vem a escola porque hoje a irmã foi fazer o teste do covid e assim amanha não tenho nada para fazer, ficamos em casa". É triste e até ha apareceram situações em que mentiram ao delegado de saude só para não terem de ficar fechados em casa com os filhos. Uma plena tristeza. Que corra tudo bem com vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente também estou a assistir as situações muito tristes. Pessoas que testaram positivo e que não informam todas as pessoas com quem estiveram... Tudo muito lamentável! Não nos podemos surpreender se fecharem tudo de novo.

      Eliminar
  2. Infelizmente, apesar das recomendações que ja todos ouvimos falar isto acontece. Pais com 2 filhos em que um deles é sinalizado para fazer o teste, os pais saem a rua com o outro filho e levam no para a escola ou infantário. A dar positivo e a estar alguem no agregado doente andam a espalhar o virus. E pior é nem dizerem nada na escola dos filhos. Trabalho num infantário e temos visto isto a acontecer. Recebo recados do género :" A Z amanhã nao vem a escola porque hoje a irmã foi fazer o teste do covid e assim amanha não tenho nada para fazer, ficamos em casa". É triste e até ha apareceram situações em que mentiram ao delegado de saude só para não terem de ficar fechados em casa com os filhos. Uma plena tristeza. Que corra tudo bem com vocês.

    ResponderEliminar