Páginas

29.11.22

Puberdade precoce e a exposição a ecrãs

Costumam dizer-nos que o uso excessivo de tecnologia pode provocar obesidade, problemas no sono e depressão, mas ainda não se fala muito que também pode causar puberdade precoce.

Li uma pesquisa que revela que a exposição à luz azul dos telemóveis e tablets inibe o aumento dos níveis da hormona do sono, a melatonina, que prepara o corpo para o descanso e o sono. É que os níveis de melatonina são mais elevados durante a pré-puberdade do que na puberdade, e acredita-se que a melatonina atrase o início da puberdade. 

Nos últimos anos, alguns estudos reportaram um aumento do início da puberdade em meninas, sobretudo durante a pandemia de COVID. Ou seja, estão a associar a exposição à luz azul ao aumento de uso de ecrãs. 

Esta equipa pretende agora investigar o dano celular e efeitos inflamatórios detectados após uma longa exposição à luz azul, visto que isto pode ter impactos a longo prazo na saúde reprodutiva e fertilidade. 

1 comentário:

  1. A luz azul faz parte do espectro da luz que mais estimula o organismo a "achar" que ainda é dia. Este pormenor explica por si o resultado que têm os aparelhos electronicos que emitem este comprimento de onda nos mecanismos do ciclo circadiano. Com o efeito pernicioso adicional que é isolada, enquanto, por fonte natural, o sol, está misturada numa míriade de outros comprimentos de onda e cada um com a sua função na mecânica bioquímica do organismo.

    Spoiler - Óculos de sol são de evitar como o diabo da cruz - salvo excepcionais actividades em que a proteção de brilho é fundamental para uma segura execução.

    Tal como a escuridão estimula o descanso, a luz azul estimula a actividade.

    Pro tip. A luz vermelha não interrompe o ciclo circadiano e a consequente paragem na produção de melatonina, mesmo que se acorde de noite para ir ao WC, com luz vermelha, mantém-se o ciclo. O que faz desta cor a ideal para usar como luz de companhia para crianças.

    Já diz o jargão, "Dormir é meio sustento".
    O que nos leva às questões do desenvolvimento, nomeadamente o referido pré-puberdade e puberdade.
    Naturalmente, uma disrupção do ciclo natural de descanso vai ter implicações sérias.
    Na tríade da actividade humana - descanso/nutrição/actividade física - o descanso está na base de todas as outras. A melatonina, ao mesmo tempo que é um poderoso antioxidante e psicotrópico natural (o que nos leva a sonhar, a arrumar as memórias), é o gatilho bioquimico que leva a organismo a entrar em fase de manutenção, de descanso, Fase importante para crescimento de massa muscular, reparação de lesões, limpeza do organismo das agressões do dia a dia, criação de sinápses, sedimentação de experiencias em memórias, e por aí fora.

    Qualquer reapreciação de estilo de vida deve sempre começar pelo sono, não por dietas ou ginásios.

    "Dormir é meio sustento"

    Tão verdade.

    ResponderEliminar