Nos últimos dias, tenho andado com mais dores e nem tem apetecido escrever.
No dia 27, tive uma consulta online de nutrição na clínica da Dra. Tâmara Castelo. Fizeram-me o questionário da praxe e uma enviaram-me umas orientações para aumento da imunidade.
Após a remoção do dreno, a zona abaixo da axila inchou bastante, causando-me dor e desconforto. Fiz reação aos pensos e tenho toda a zona meio queimada. Fiquei com medo de mexer o braço, não tinha posição para dormir. Voltei a tomar paracetamol, fiz gelo. Como ia hoje, dia 30, à consulta com a Dra. Ana Sofia, resolvi aguentar estoicamente.
À chegada, a Dra. achou estranho eu ter dores, pois a cirurgia não o justificava. Quando viu a bola que tinha abaixo da axila, já percebeu e repreendeu-me por não lhe ter ligado. Perguntou-me se tinha colocado a bola anti-stress debaixo do braço e admiti que não o tinha feito muito. Aquela pressão teria sido muito benéfica.
Agora que o mal estava feito, a única solução era drenar com agulha. Pareceu-me uma coisa super assustadora, tendo em conta que a zona me doía imenso, mas a Dra. Ana Sofia tem mãos de fada. Tal como a remoção do dreno, também agora foi tudo feito com máximo cuidado e zero dor.
Eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de ver tudo, mas quando estou a viver as coisas não consigo olhar. Pedi à MV para filmar porque eu não queria perder pitada disto. Foram 4 seringas cheias de líquido e ainda há a possibilidade de ter que voltar lá para tirar mais.
Saí de lá sem pontos e já posso tomar banho livremente. Não sei se consigo expressar bem a falta que um banho completo me fazia. Como não podia molhar os pensos, isso condicionava-me os banhos. Habitualmente, lavava o cabelo primeiro. Depois, com o chuveiro tentava tomar banho sem tocar na zona direita. Também era muito rápido, por causa da humidade. Ontem, porém, não aguentei, e tomei banho, mesmo molhando os pensos. Que sensação incrível! No final, sequei tudo e fiz novos pensos. Ficaram uma cagada, mas como hoje a doutora ia ver, não me preocupei muito.
Em casa, tenho a recomendação de aplicar Cicalfate + e usar a bola debaixo do braço. O braço continua um pouco dorido. Sinto que ainda há material aqui dentro para sair. A sutura da mama está impecável e não dói. A da axila já não posso dizer o mesmo, mas não é uma dor que me obrigue a tomar analgésico.
Como já passa da meia noite, hoje é o último dia do ano. Não acredito em recomeços, nem em novas oportunidades em 2025. Os problemas de 2024 vêm connosco para 2025. Só espero que por esta altura, daqui a um ano, já me sinta mais aliviada e com esperança no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário