31.8.16

Vencedora Mega Passatempo de Agosto

A vencedora dos 8 prémios do nosso mega sorteio de Agosto é a Joana Pinto Gomes. Muitos parabéns!!

Por favor, entre em contacto comigo para poder receber todos os prémios.

30.8.16

Grávidas nos MTV Video Music Awards

Achavam que não havia barriguitas nos prémios da MTV? Claro que havia. Consegui encontrar 3.
A mocinha sem camisola, pronto, não vou comentar...

29.8.16

O pós-parto duro e cru

Uma fotógrafa norte-americana, Erica Andrews, resolveu mostrar a realidade sem photoshop do corpo de uma mulher quando acaba de sair de um parto. Para isso, ela tirou uma selfie sua diante do espelho um dia depois do parto e postou no Instagram, com o seguinte comentário.

"É com isto que um dia de pós-parto se parece. Bebé no canguru. Fraldas para adultos. E um brilho rosado. O meu corpo sente-se como se tivesse corrido uma maratona e o meu coração está completamente aberto desde ontem. O nascimento abre-nos como um terramoto abre a terra e eu ainda estou no meu íntimo. Frágil.
Eu sinto-me crua. Sensível. Diferente. Eu sinto como se estivesse sob as ondas do oceano que se movem para frente e para trás; entre a felicidade, gratidão, melancolia, e pesar. Há 25 horas atrás, eu segurei uma vida dentro de mim, permitindo que ela fluísse através do meu corpo, nas minhas mãos.
O vazio do meu ventre traz um sentimento pesado de colidir com a realidade, mas estes novos gemidos de vida procuram o meu peito e eu sinto-me inteira outra vez. Ainda estou a processar toda esta belíssima transição que a minha família passou e estou em êxtase completo por conta da nossa força, como seres humanos, mulheres e mães. Desta vez é simplesmente diferente de qualquer outra."

28.8.16

O que todas as mulheres deviam saber

1. Todos têm pregas quanto se dobram. Ama o teu corpo.
2. Mostrar as emoções é sinal de força e não de fraqueza.
3. Procura respeito e não atenção. É mais duradouro.
4. Até as mais bonitas acordam com cara de sono.
5. Deves ser uma prioridade, não uma opção ou plano B.
6. Por cada mulher que desejaria não ter estrias, há outra que desejaria tê-las.
7. Confia sempre no teu instinto feminino.
8. Todas nós temos aquela amiga que parece que sabe e domina tudo.
9. Não é o quão grande e limpa está uma casa, mas o quão feliz é um lar.
10. És uma Deusa! Aceita isso.
11. Quando alguém te disser que és linda, acredita!

27.8.16

Cuidado com as almofadas de amamentação

Eu usei imenso a minha almofada de amamentação e só posso recomendar o seu uso. Estas almofadas, em forma de lua crescente, permitem que as mães descansem os braços enquanto amamentam ou, como no meu caso, dão o biberão aos bebés. Foi uma delícia ver o meu marido usar a nossa almofada cor de rosa. Resistiu, resistiu, mas depois experimentou e percebeu por que a comprei e usava tanto. É que ao fim de algum tempo, mesmo bebés pequeninos pesam imenso.

A nossa foi esta da Catita Kids.

Saem agora notícias de que bebés morreram devido ao mau uso destas almofadas. Houve quem colocasse os bebés no centro da almofada para os manter mais levantados. Como eram bebés muito pequenos (2 ou 3 meses), caíram e não se conseguiram levantar, causando-lhes a morte. Como é natural, as mães podem adormecer e não se aperceber de que os seus bebés estão em perigo.

Portanto, estas almofadas só devem ser usadas para o seu propósito: durante a amamentação.

26.8.16

AW 16/17 | Outono Inverno 16/17 Zara

Já viram a colecção Outono/Inverno da Zara para meninas dos 3 meses aos 4 anos? Está adorável!
Gosto da Zara porque tem roupa bonita, confortável e acessível a qualquer bolsa. Fiz uma selecção dos meus artigos preferidos, mas foi difícil porque são todos lindos. Tenho preferência por roupa quentinha porque aqui, em Trás-os-Montes, o frio faz-se sentir.



























25.8.16

Ipsis verbis

"O papá é castanho! É chocolate!"

Ipsis verbis

Habitualmente, ando com o cabelo preso num rabo-de-cavalo. Hoje, para variar, deixei-o ficar caído de lado, mas também apanhado. Sua excelência, Maria Victória, estranhando o penteado novo, diz: "Mamã, puxa o totó para cima!"

23.8.16

Ipsis verbis


Enquanto eu e a minha mãe petiscávamos uns cajus...
"Mamã, a menina quer camarão!"

22.8.16

Ipsis verbis

Enquanto abraço a minha filha e lhe digo o quanto gosto dela, pergunto:
- Sabes o que é o Amor, querida?
- É a mamã!

Provavelmente, serei a pessoa que mais lhe fala e lhe mostra Amor. Fico imensamente feliz que me associe ao Amor. Fico com a responsabilidade de lho demonstrar enquanto viver e na esperança que saiba que a amo acima de tudo.

19.8.16

Bolo de caneca sem açúcar



- 2 colheres de sopa de iogurte grego natural
- 2 colheres de sopa de farinha de aveia (fiz na Bimby)
- 2 claras
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1 colher de sobremesa de cacau puro
- canela a gosto

- Mexer tudo e colocar 2 minutos no microondas.

Acrescentei xarope de chocolate sem calorias da Walden Farms e frutos vermelhos. Fica-se satisfeita uma série de horas.

18.8.16

O desfralde

Estes dias quentes de verão têm sido óptimos para a Maria Victória largar a fralda. Já no verão passado lhe tínhamos apresentado o bacio e ia lá sempre que lhe pedíamos. Não o fazia espontaneamente porque definitivamente não era a altura certa. 

Quando é a altura certa para largar a fralda?
A altura certa é quando eles decidirem. Nada de comparar com o amiguinho ou com o irmão porque cada criança é única e tem o seu tempo específico. Crianças saudáveis não estão física nem emocionalmente preparadas para usar o bacio antes dos 18 meses. Os meninos costumam estar prontos uns meses mais tarde do que as meninas. A maioria dos pais inicia o desfralde entre os 2 e os 3 anos.

Quando, no ano passado, lhe mostrámos o bacio foi mais para ela saber o que era. Quando fez 1 ano, ofereceram-nos o bacio evolutivo da Imaginarium e fiz questão de o retirar da caixa para que ela pudesse interagir com ele. E se interagia... Adorava brincar com o bacio, sobretudo enfiar-se dentro dele. 

Para falar a verdade, durante algum tempo, ela preferia aqueles bacios normais, mais leves e mais baratos. São muito mais ergonómicos e fáceis de manusear. Por outro lado, nesta fase em que o uso é mais frequente, sem dúvida que o bacio da Imaginarium é uma vantagem. A estrutura é super estável e não é com facilidade que tomba, evitando acidentes. Depois, tem uma semelhança enorme com uma sanita (ou, como ela diz, o bacio da mamã, já que me acompanha para todo lado) e ela adora abrir a tampinha e baixar quando termina. Ainda não usei a segunda fase deste bacio porque quero que ela domine esta primeira fase em pleno. Mas adora sentir-se grande e fazer xixi na sanita dos adultos. 


Nestas duas semanas que passámos em casa da minha mãe, andou quase o tempo todo sem fralda e de vestidos largos e com umas Crocs. E tinha o bacio sempre acessível. Em primeiro lugar, não queria que tivesse qualquer tipo de obstáculo. Fazia xixi sempre que queria e não era complicado aceder ao bacio. Os vestidos largos facilitavam também na hora de se baixar. As crocs eram fantásticas quando havia acidentes, pois é só passar por água. O tipo de acidentes que nos aconteceu foi ela fazer xixi durante a refeição. Também não houve grande problema, pois a cadeira é de plástico e é fácil de limpar. Depois, ela também queria ser ela a limpar o bacio e lavar (água é com ela). No trajecto, havia sempre xixi pelo chão. Queria ajudar e acabava sempre por complicar mais um pouco. Já comecei a andar de carro com ela sem fralda. É um risco, mas acho que ela já aguenta pequenas distâncias. Duvido que o pai aceite isto no carro dele, pois a possibilidade de uma acidente é assustadora para ele. 

Como iniciar o desfralde? 
  1. Cada um terá o seu método, mas explicar à criança que aquele é o bacio dele, só dele, usar bacios divertidos, deixar experimentá-lo ainda com fralda e depois já sem fralda. Esta fase não deve ser stressante nem para a criança, nem para os pais. Haja paciência, pois não convém irritar a criança para que não receie usar o bacio. Se saírem, levem um redutor para que também na rua possam evitar a fralda. 
  2. Tal como eu fiz, é de aproveitar quando estão em casa para andarem à vontade e sem roupa. O verão é uma janela de oportunidade óptima, pois não há riscos de apanharem frio.
  3. Premiar a criança sempre que usa o bacio. No nosso caso, não há cá presentes para ninguém. Nós batemos palminhas e ficamos muito felizes e ela sente-se suuuuper bem. O objectivo é que eles se sintam motivados a regressar ao bacio. A Maria Victória até já chegou a fazer cocó no bacio, o que para nós foi uma vitória enorme, dado que é muito obstipada. É preciso ter muito cuidado quando eles se esquecem de usar o bacio e não estragar todo o trabalho que já foi feito. Pode ser muito frustrante para os pais terem que limpar tudo e dar banho à criança, mas não descarreguem nela. As palavras de encorajamento devem estar sempre lá, quer faça bem ou mal.
  4. A escola deve acompanhar esta fase. Com a Maria Victória não anda na creche, não sei como fazem, mas acredito que tenham bastante atenção a esta fase. Todas as creches que visitei tinham equipamentos adequados ao tamanho deles. E acho que deve ser um estímulo enorme verem os mais crescidinhos a ir à casa de banho e eles, certamente, vão querer imitá-los.
  5. Para os rapazinhos, o papel do pai ou de uma figura masculina é muito importante. Eles vão querer fazer pelo exemplo e a questão das recompensas pode ser interessante quando eles acertam no sítio. 
  6. Reduzir os líquidos à noite, antecipando já o desfralde nocturno. Para mim, vai ser um problema grande porque a Maria Victória adora o seu leitinho antes de dormir e durante a noite, também.
  7. Ler histórias à volta do tema bacio, fraldas, etc. Por acaso, temos aqui um livro que aborda o tema e já encontrei uma música em inglês, com pandas. Eles vão adorar!



11.8.16

Roupa para amamentar

Leche Libre é uma marca criada por uma mãe e que permite integrar a amamentação e os filhos no estilo de vida dos pais. Por isso, resolveu criar uma linha de roupa que facilita a amamentação. 

Não é fácil encontrar roupa gira para a amamentação e com a qual a mãe se sinta confortável a amamentar. É difícil fazer a extracção do leite no trabalho pelos mesmos motivos, para além de que dificilmente se consegue ser discreto. Já não é a primeira vez que vejo mães a levantarem a camisola, ou abrirem o decote, ou mesmo, a desapertarem um vestido por trás para ganhar espaço para o bebé poder mamar. 

Com esta marca pretendeu-se oferecer roupa de qualidade e com design bonito, ideal para uma amamentação discreta onde e quando o bebé entender. Com os fechos laterais é possível aceder facil e rapidamente à mama e controlar a exposição durante a amamentação.






Vencedor Passatempo Royal Pearalicous X Teste Positivo



O vencedor do vestido RoyalPearalicious é a Almeida Madalena. Por favor, entre em contacto comigo através do blogue ou facebook. Muitos parabéns!

A cidade mais linda do mundo.

Esta semana, regressei à minha terra, a minha tão amada cidade de Chaves. Não vivo muito longe mas, por ser tão perto, não visito Chaves tanto quanto queria. Com o papá a apagar fogos por esse país em chamas, eu e a Maria Victória fomos visitar os avós.
Se eu já sentia saudades de Chaves, depois de ter passado umas horas na zona das Caldas, fiquei com mais vontade ainda de regressar a esta terra. Esta zona da cidade está lindíssima e perfeitamente adequada às nossas crianças. 

1. Mediante pagamento (15, 30 minutos, 1 hora...), há bicicletas e triciclos de todos os tamanhos e para todos os gostos. Para quem está de férias, é o ideal para percorrer toda a zona, sem ter que andar com estes equipamentos às costas.





2. À beira rio Tâmega, há barcos e gaivotas. Para um passeio romântico num barco a remos ou com a família numa gaivota, este rio é o local ideal. Margens lindíssimas e rio sereno a não perder.





3. Um insuflável grande para os mais pequenos gastarem energia, enquanto os pais repousam na esplanada ao lado.




4. Cavalos com charrete. Não tivemos tempo de passear pela cidade, mas a Maria Victória esteve ao lados dos cavalos e adorou. Nem sequer tive oportunidade de tirar fotos.

5. O parque infantil. À hora que lá estivemos estava muito sol e calor e não estava ideal para brincar no parque. Ao fim da tarde e à noite está cheio. É grande e está bem equipado. Só lamento não ter mais equipamentos para crianças mais pequenas. 



6. Toda a zona das Caldas é fantástica! Temos as termas que são óptimas, os jardins, as margens do rio e todo o parque envolvente que estimulam as pessoas à prática de exercício físico e contacto com a natureza. A minha cidade é a mais linda do mundo. Aconselho a visita.