20.7.18

Lixo na praia

Já não vinha ao Algarve há uns anos e o que mais me surpreendeu foi perceber que as praias continuam tão sujas como antes. Aliás, estão aparentemente limpas, mas ao caminharmos percebemos as pontas de cigarro, os papéis, tampas de garrafas de plástico, caricas... Apesar de todos os caixotes do lixo estrategicamente colocados, os veraneantes ainda não perderam o mau hábito de esconder o pequeno lixo na areia.
Assumi o compromisso pessoal de apanhar todo o lixo que encontrasse no meu caminho. Saquinho na mão, apanhei um pouco de tudo e, felizmente, não cheguei a encher o saco.
O que mais me chocou foi quando um vendedor jovem de Bolas de Berlim parou mesmo ao lado dos Nadadores Salvadores para descansar um pouco e dar dois dedos de conversa enquanto fumava um cigarro. Acabado o cigarrito, toca a deitá-lo na areia e apressadamente seguiu o seu caminho. Fiquei mesmo revoltada! Como é que pessoas que vivem da praia não a respeitam como ela merece? Uma praia com bandeira azul! Fui ter com os nadadores-salvadores e demonstrei o meu desagrado, até porque o cigarro foi para o chão mesmo ao lado deles. Responderam-me que já tinham falado com o senhor em causa e que iam voltar a fazê-lo. Expliquei que não tinha qualquer intençáo de humilhar a pessoa, mas havia havia caixotes do lixo espalhados por todo o lado e não havia mesmo qualquer necessidade de colocar lixo no chão.
No dia seguinte, voltei à praia e lá andava o vendedor de bolas de berlim. Ele e outros 3. Parou novamente junto dos nadadores-salvadores para a pausa para o cigarro. Quando terminou, foi colocá-lo no lixo. Aproximei-me dele propositadamente, comprei 2 bolas de berlim para as miúdas e, antes que ele fosse embora, falei-lhe no cigarro e agradeci-lhe por tê-lo colocado no lixo. Paraceu envergonhado, mas espero que seja menos um a deixar lixo na praia.

Sem comentários:

Enviar um comentário