28.12.19

Esterilização de gatas

A minha gatinha só foi esterilizada aos 8 anos. O motivo foi apenas a minha ignorância. Quando a Tonicha e o Joaquim vieram para nossa casa foram acompanhados por um veterinário e marcámos as esterilizações para os dois, aos 9 meses. O Joaquim foi o primeiro, mas veio para casa cedo demais e fiquei perturbada. Ainda estava sob o efeito da anestesia e não foi uma coisa boa de se ver. Fiquei de tal forma chocada que resolvi poupar a gatinha a esse sofrimento, sabendo que a cirurgia dela seria mais agressiva. E pronto, achei que não era necessário tendo em conta que um deles estava protegido, não saíam de casa, estava tudo bem. Hoje sei que não estava tudo bem. Só a operei quando os cios se estavam a tornar insuportáveis. Hoje ela tem cancro da mama porque não a esterilizei quando devia. Hoje lamento profundamente a minha decisão. 

Deixo-vos informações importantes sobre este assunto que recolhi no www.hospitaldogato.com


O que é esterilização?

Esterilizar um animal significa impedir que ele se reproduza. A esterilização consiste em retirar cirurgicamente os ovários e o útero às fêmeas (nome técnico ovariohisterectomia) ou os testículos aos machos (nome técnico orquiectomia).


Porquê esterilizar?

Para além de ajudar a reduzir o numero de animais sem-abrigo (uma gata pode originar 20 000 gatinhos num espaço de 5 anos !!!) e de impedirmos indesejáveis comportamentos do cio (intensos miados, marcação urinária do território), a esterilização tem efeitos benéficos na saúde dos gatos:

– menos ferimentos derivados de lutas;

– menor risco de contrair doenças infecto-contagiosas (ex. FIV,FeLV);

– “fogem” menos (menor risco de serem atropelados ou de se perderem);

– diminui a probabilidade de desenvolver tumores mamários (principalmente se as fêmeas forem esterilizadas antes dos 6 meses de idade);

– previne em 100% o aparecimento de tumores do útero, dos ovários e infecções uterinas;


Com que idade devo esterilizar o meu gato?

No hospital recomendamos a esterilização aos 6 meses, quer para machos quer para fêmeas.

Em casos particulares pode-se realizar a esterilização mais cedo.


A minha gata deve ter uma ninhada antes de ser esterilizada?

Não. A ideia de ser benéfico para a saúde da gata ter pelo menos uma ninhada é um mito completamente errado.


A administração da pílula nas gatas é prejudicial?

Sim. A utilização da pílula acarreta vários efeitos

secundários graves e frequentes nas gatas. A

pílula nunca é uma opção escolhida neste hospital.


A esterilização altera o comportamento ou o desenvolvimento do meu gato?

Não. Os estudos recentes revelam que a esterilização não interfere com o crescimento normal dos gatos nem com o seu comportamento.


A cirurgia

A cirurgia quer do gato quer da gata é muito simples, com uma recuperação muito rápida. A cirurgia deve ser preferencialmente precedida de uma consulta, onde são explicados todos os procedimentos e onde é realizado um “check-up” pré-cirúrgico.


Que cuidados devo ter após a esterilização?

Na altura da alta, que será dada no próprio dia da cirurgia, ser-lhe-á explicado alguns cuidados muito simples que deve ter em casa, bem como a melhor alimentação para esta nova fase.


Se alimenta gatos na rua não se esqueça que a melhor forma de os ajudar é promover a esterilização


Fonte: https://www.hospitaldogato.com

Sem comentários:

Enviar um comentário