14.12.19

Pitos de Santa Luzia

Santa Luzia foi uma menina nascida em Siracusa (283? – 304), filha de uma família nobre e abastada. O seu pai morreu cedo e foi educada pela mãe nos princípios da igreja católica, muito perseguida, ainda, naquele tempo. Quando a sua mãe foi acometida por uma doença grave, fez uma viagem com ela a Catânia, onde se venerava a Mártir Águeda, para pedir a sua intercessão. Durante o sono, Santa Luzia teve uma visão de Santa Águeda que a informou que a sua mãe se encontrava curada por força da sua fé. De regresso a casa, Santa Luzia pede à sua mãe que não a obrigue a casar e que se iria manter virgem, e dedicar à vida da Igreja Católica. Por vingança, o jovem a que estava prometida em casamento decide denunciá-la às autoridades por ter faltado à palavra para o casamento, e por ser cristã. Receosa por esta denúncia, e possíveis consequências, Santa Luzia decide distribuir a sua riqueza pelos pobres. Na altura, o Imperador de Roma era Diocleciano. Foi levada a tribunal e confessou a sua fé. A primeira sentença remete-a para um prostíbulo para garantir a perda da sua virgindade. Certo é que tal não aconteceu porque forças extraordinárias impediam que ela se movesse. De volta à prisão, são-lhe retirados os olhos com punhais. Para espanto de todos, no dia seguinte, os olhos estavam no seu local no corpo de Santa Luzia. O governador, furioso, ordenou que ela fosse regada com resinas inflamáveis e lhe ateassem fogo. Quando as chamas desapareceram, o seu corpo encontrava-se sem qualquer queimadura.

A fúria contra ela continuou e, num golpe final, é-lhe cortado o pescoço e desfalece. Há várias versões sobre estes episódios mas o que mais parece ter impressionado naquela época é o terem-lhe extraído os olhos. Por isso, na iconografia de Santa Luzia, esta surge sempre numa das mãos com um prato ou uma almofada com os dois olhos. Na outra mão, habitualmente uma palma. Assim Santa Luzia transformou-se na protetora dos olhos, da visão, e das suas doenças. Os seus restos mortais, relíquias, estiveram em Siracusa, foram para Constantinopla e fixaram-se em Veneza onde ainda hoje se podem venerar. O Cardeal Angelo Giuseppe Roncalli, depois Papa João XXIII, tendo sido Cardeal e Patriarca de Veneza, tinha por hábito recolher-se junto destas relíquias.

Quis o destino que uma moça de nome Maria Ermelinda Correia, século XIX?, natural de Vila Nova, fosse trabalhar para o Convento de Santa Clara, em Vila Real, em Trás-os-Montes. Acabaria por tomar o hábito daquela Casa depois de um noviciado atribulado a servir entre a cozinha e o atendimento a doentes que se acolhiam na área hospitalar do convento. Maria Ermelinda tinha um prazer, pecado, assumido que era a sua gulodice. O convento seria uma forma disciplinar de expiar esse prazer não aceite para quem iria assumir uma dedicação monástica. Conhecida que era essa vontade devoradora por doces, rapidamente foi proibida desse consumo e passou a ser vigiada, mesmo trabalhando na cozinha onde os produtos pareciam facilitadores. Habituada que estava já à vida do convento, começou a dedicar devoção a Santa Luzia, “orago dos cegos e padroeira das coisas da vista”, segundo Juvenal Cardápio. Nunca se soube da verdadeira razão da devoção a Santa Luzia. Ou pelo facto da Madre Abadessa sofrer de visão ou se por essa razão se ter lembrado da inspiração para a criação dos famosos “pitos” batizados de Santa Luzia.

Consta que Maria Ermelinda, e possivelmente inspirada no famoso Milagre das Rosas, invocando Santa Luzia, se lembrou de preparar os ditos doces associados a curas ou tratamentos para os olhos, habitualmente umas compressas com papas de linhaça. Estas compressas consistiam num quadrado de pano cru e, no centro, colocavam-se papas de linhaça. Para que este creme não vertesse dobravam-se as pontas de forma a obter um quadrado mais pequeno. Então, com esta inspiração vai rapidamente para a cozinha, sendo certo que tinha acesso a poucas mercadorias e não poderia dar nas vistas. Assim começa por preparar uma massa com farinha e água, bem amassada. Depois de estendida, corta-a em quadrados. De seguida prepara, num tacho, uma compota de abóbora, com aparas desta que tinham sobrado na cozinha e com apenas a sua ração de açúcar. Deixa reduzir e fica um creme espesso. Sobre os quadrados de massa coloca um pouco do doce e dobra as pontas exatamente como faria às compressas. O pano cru era a massa, as papas de linhaça o doce de abóbora. Depois vão ao forno e ficam uns quadrados como podem ver na foto. No caminho da cozinha para a sua cela, cruzou-se com a Madre Abadessa que lhe perguntou o que ela transportava e a noviça Maria Ermelinda terá respondido que eram papos de linhaça que no dia seguinte viriam para os tratamentos. Parece que continuou a fazer estes doces em pequenas quantidades, para satisfação da sua gulodice, mesmo depois de ter professado e se ter transformado na Irmã Imaculada de Jesus.

Começou, então, uma tradição em que as raparigas oferecem o “pito” aos rapazes no dia 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia, na esperança de receberem a “gancha”, no dia de São Brás. Eu, como faço todos os anos, comprei os pitos para o meu marido. Aguardo a minha gancha de São Brás no dia 3 de Fevereiro.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário