18.12.19

Festa de Natal da Escola 2019

Hoje foi dia de festa da escola. Foi um evento organizado muito em cima do joelho, mas acho que os meninos se divertiram, que é o que importa. 
Durante a manhã, uma empresa foi fazer animação na escola, mas não houve nada de especial para além das habituais pinturas faciais e balões. À tarde, houve umas apresentações das crianças, preparadas muito em cima da hora e um lanche. É uma pena que os (alguns) professores de hoje não esteja motivados para explorarem o melhor das nossas crianças. Andam saturados, cumprem um horário e acabou o dia de trabalho. É uma pena... Este é o último ano da minha filha no Jardim de Infância. Hoje notei uma evolução enorme desde a primeira actuação dela. Caso nunca tivesse sido exposta a um público, nunca teria tido a possibilidade de evoluir, de se melhorar. Quando eu era miúda, não havia muito o hábito de fazermos apresentações. Creio que só fiz duas e a cantar em grupo. Apenas na escola francesa fazíamos dramatizações a sério. Hoje, sou tímida, não gosto de falar em público. Gostava também que houvesse mais interesse dos país nas actividades da escola. É uma pobreza generalizada. Uns não querem saber porque vão trabalhar, outros não querem saber porque aquilo é apenas o seu trabalho. E quem perde são sempre os mesmos - as crianças. Como representante dos pais e encarregados de educação do meu Jardim de infância, fui eu que me encarreguei de comprar os presentes de Natal oferecidos pela Junta de Freguesia. Avisei logo que iria comprar livros. Houve logo pais que se queixaram que era melhor um carrinho ou bonecas. A sério? Aposto que têm tralha dessa a sobrar em casa e ainda querem mais bonecada? Outro disse que já tinha livros em casa. Ainda bem. E acrescentei que livros nunca são demais. Se já tem muitos e a criança já se cansou deles, pode sempre oferecer a uma instituição. Chegámos a casa, depois da festa, e separei alguns brinquedos para dar. Amanhã, vou separar mais porque a minha filha disse quer eram poucos. É boazinha, mas hoje também fez algo que me deixou triste. Falarei sobre isso amanhã. Hoje acabo o dia cansada. Acabo o dia com a sensação de que também eu tenho muito a fazer pelo que me rodeia e que tenho que me focar no que é realmente importante. Estamos na quadra perfeita para a reflexão. E que haja depois alguma ação também. 

Sem comentários:

Enviar um comentário