13.2.20

Livro: Voando Sobre a Vida de Miguel Mota Carmo

Li este livro em menos de 24 horas. A minha mãe comprou-o, colocou-o em cima da mesa e eu comecei de imediato a lê-lo. As primeiras páginas são muito gráficas e impressionantes e é impossível não querer saber mais.
Miguel Mota Carmo é um médico e doente oncológico que passou por várias situações de perigo de vida e 6 meses de internamento. Passou por períodos em que dependia integralmente de enfermeiros, assistentes, fisioterapeutas... Claro que notamos alguns privilégios no relato desta experiência pelo facto do paciente ser médico e muito bem relacionado. O problema é que a saúde, ou a falta dela, é muito democrática e, às vezes, nem a melhor cunha do mundo faz milagres.
Li várias coisas fantásticas neste livro. Uma delas foi a perda daquela arrogância que alguns médicos têm e o respeito e admiração que ganhou a todos quantos lidam com os doentes. A outra tem a ver com o lado espiritual e as medicinas alternativas. A desesperança foi tratada com sucesso por uma médium e um problema num pé (por estar imobilizado durante muito tempo) foi tratado também com sucesso pela acupuntura.
Os termos médicos ao longo do livro são prontamente traduzidos para a linguagem leiga e conseguimos perceber que ninguém controla quase nada nesta vida, que a vulnerabilidade nos transforma e nos faz ver para além do óbvio.


Sem comentários:

Enviar um comentário