Parece que estou a fazer o processo ao contrário, não é?
Como o meu carcinoma foi encontrado numa ecografia de rotina (e que eu já tinha notado na palpação), ainda não tinha feito a mamografia. Já tínhamos concordado em fazer a cirurgia, mas faltavam estas imagens e fui fazer a mamografia hoje.
Estava muito apreensiva porque ainda tenho a mama muito dorida e não me apetecia nada ser espremida. A primeira experiência da unidade da mama do Hospital de Vila Real é espetacular. Fui muito bem recebida e a mamografia não custou absolutamente nada. Que delicadeza de técnica, que rapidez no processo! Mais uma etapa concluída. Além disso, já saí de lá com um kit: almofada pós-cirurgia, um soutien pós-cirúrgico e um pequeno livro informático que lerei a seu tempo.
Depois da mamografia, aguardei um pouco e fiz nova ecografia. É incrível como a cada exame que faço, a dimensão do meu tumor varia. Hoje estava nos 17mm. Não sei se é ele que está a crescer ou se é mesmo uma questão de imagem. Acho que o mais credível é o de hoje, da mamografia. A médica ecografou a zona da axila e percebeu que havia um gânglio com um formato estranho, embora dentro do volume esperado. Ficou com a pulga atrás da orelha e eu também. Foi uma desilusão. Por outro lado, o mamilo não parece ter sido afetado e poderemos não ter que o sacrificar na cirurgia. Era ótimo mantê-lo, mas se tiver que sair, que saia.
Na próxima semana, faço a pesquisa do gânglio sentinela. Sempre pensei que me escaparia disto, mas parece que é procedimento habitual. O que é isto, então? O gânglio sentinela é o primeiro gânglio de uma zona ganglionar, no caso da mama, na zona da axila. Sentinela é aquele que será o primeiro a ser atingido pelas células malignas do tumor da mama, caso elas existam. Se nesta pesquisa, o gânglio sentinela não relevar estas metástases, os restantes gânglios também estarão saudáveis.
Antes, esvaziava-se a axila indiscriminadamente. Agora, com a biópsia deste gânglio, é possível fazer apenas o esvaziamento da axila quando necessário. E vou estar a torcer para que essa biópsia venha negativa.
O meu tumor está um pouco maior do que a Dra. Ana Sofia Esteves queria, mas disse que não é por 2mm que não me vai operar. Amanhã saberei os próximos passos, datas para a pesquisa sentinela e cirurgia.
Mas amanhã também é o dia da festa de final de ano do meu AMOR. Logo de manhã, vai apresentar uma peça em que interpreta D. Afonso Henriques. Ao fim do dia, é a festa oficial. Sou uma mãe muito orgulhosa, sobretudo por tudo o que a minha filha tem suportado, mantendo sempre a sua doçura (já com rasgos de adolescência parva) e boas notas. É muita admiração por um ser tão especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário