3.3.21

Um dia normal

08:00 - Acordo (ultimamente até mais cedo... deve ser da idade) e deixo-me ficar na cama a ver as notícias nos meus feeds. 

08:30 - Visto-me e calço-me - nada de andar de pijama e pantufas - e, se tiver tempo, ainda preparo um café. 

08:50 - Começo a preparar o meu escritório e o dela. Ligo tudo, abro as páginas todas que preciso para começar a trabalhar antes das 9. 

08:55 - Deixo a miúda acordada para ver a aula da RTP Memória. 

09:30 - Acabei de trabalhar durante 30 minutos sem ser interrompida. Certifico-me de que veste a roupa que tem já preparada da noite anterior e bebe o leite.

09:45 - Entramos na loucura do Teams. 6 miúdos de 6 anos a falarem todos ao mesmo tempo, 6 pais a bichanarem por trás e um professor a tentar, quase sempre com sucesso, mantê-los engajados nos assuntos. 

10:00 - Deixei-a sozinha na sua aula porque estavam a corrigir os TPCs e já não precisa de mim para tudo. Quando regresso para ver se precisava de ajuda, tinha apanhado um batom meu e tinha pintado a beiça durante a aula. Usou a câmara como espelho. Começo a gritar com ela, mas em modo mute, e ela fica com um olhar assustadíssimo. Distrai-se a olhar para os colegas, perde-se na matéria, rodopia na cadeira... tenho mesmo que estar ao lado dela e certificar-me de que ouve tudo o que o professor diz e faz tudo naquele momento. Se eu olho mais demoradamente para o meu computador, quando vou a ver já perdemos um exercício. 

10:30 - Acaba a aula do Teams. Altura de total descompressão. Finalmente, posso gritar com som. Temos uma carrada de TPCs para fazer. Pequena pausa para o pequeno-almoço e uns bonecos na TV.

11:00 - Retomamos o ensino. Temos que fazer logo os TPCs da manhã para não acumularem com os da tarde. 

11:30 - Ela fica livre para fazer o que quiser. Pode ver TV e brincar livremente. Hoje fez uns sacos para a reciclagem. Aprendeu a fazer na aula de Estudo do Meio do Estudo em Casa e quis replicar. Depois posso falar melhor sobre isso. 

(É um entra e sai no escritório. Ou tem fome, ou precisa que vá com ela à casa de banho, ou andou a mexer nas cores da TV e tenho que ir resolver...)

13:00 - Tenho 1 hora de pausa para o almoço. Tenho de ter alguma coisa preparada de véspera. Habitualmente, comemos sobras ou alguma coisa que eu possa preparar rapidamente. É um stress porque eu quero terminar o almoço depressa para poder ter algum tempo livre e ela, que andou a petiscar a manhã inteira, não tem fome. O meu precioso tempo da hora de almoço é passado à mesa a tentar e enviar-lhe alguma coisa pela goela abaixo. Na maior parte das vezes, levo o café comigo para o escritório porque não tive tempo de o tomar na HORA inteira de almoço. 

14:00 - Recomeço o meu trabalho. Beberico o café e tenho mais 45 minutos pela frente de trabalho sossegado e com atenção plena. 

14:45 - TEEEEAMS! Recomeça a loucura. É exatamente igual à manhã, mas pior. De manhã, alguns miúdos ainda têm sono. À tarde, estão super excitados, já têm saudades de falar com os colegas. É um ruído que eu dispensava. 

15:30 - TPCs. Preciso que ela despache isto depressa para que eu tenha alguma paz. Às vezes as tarefas são monótonas e repetitivas, típicas do 1.º ano, que precisa de muita prática. E estes pequeninos escrevem devagar... Ai, a minha ansiedade! 

16:15 - Regresso ao meu querido trabalho exclusivamente. Exclusivamente disse eu? Posso recortar a tua revista? Podes! Posso ir andar de bicicleta no jardim? Podes! Mamã, caí da bicicleta e raspei com a cara toda no chão! Pára tudo! Olho inchado, cara esfolada, amanhã vai estar tudo negro. Miminhos, colinho, Bepanthene creme, gelo. Não havia gelo porque alguém andou a brincar com o gelo e não fez mais. 

17:00 - Pergunto se quer comer batatas fritas para acalmar e eu poder trabalhar outra vez. Qual Bepanthene, qual quê? Não há melhor remédio para a alma do que batatas fritas. E lá consegui retomar o trabalho até às 6 sem interrupções.

18:10 - Computador encerrado e apresso-me a sair para uma caminhada com ela. Vamos até ao fundo da rua ver os cavalos e passo o resto do tempo às voltas no jardim, qual rato de laboratório. Preciso de manter alguma atividade física, antes que me torne num boneco Michelin. E ela, pobrezinha, anda ali, atrás de mim, ou à minha frente. Estamos juntas, vamos conversando até que o sol se põe completamente e sou forçada a ir para dentro.

19:00 - Preparar o jantar. Fico completamente desorientada se não antecipei o jantar. É a altura em que descarrego mais o stress do dia, quase sempre no marido. Não me custa cozinhar, custa-me pensar no que vou preparar dia após dia, tentando que sobre alguma coisa para o almoço do dia seguinte. 

20:00 - Jantar sem telemóveis. Nem sempre é um momento fácil. Às vezes há lágrimas porque quer ver qualquer coisa enquanto come. Já só me falta fazer o pino.

21:30 - Começamos a preparar-nos para ir para a cama. Queria tanto que ela adormecesse cedo para eu poder responder às mensagens da minha loja on-line, ou poder ver a minha série na Netflix, ler um livro. Não dorme! Adormece sempre já depois das 22h e depois de 2 histórias. E eu fico cheia de sono depois de ler as histórias.  

23:00 - É a partir daqui que eu tenho tempo para mim. Já não consigo fazer nada. Estou esgotada. Não consigo fazer mais nada. Nem é tanto o cansaço físico porque não cansei o corpo. Cansei a cabeça de tanto ter que gerir em simultâneo. Multitasking mas nem tanto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário