Quando no ano passado o filho de uns amigos lhe mostrou o Roblox, nunca imaginei que se tornasse num jogo tão viciante. Pensei que fosse apenas mais um jogo das dezenas que vão aparecendo nos aparelhos aqui de casa. Pois não era!
Este Natal até só pediu roupa, tal o desinteresse por brinquedos (não se perdeu nada, claro!)
Mas a criança só tem 7 anos e esta vontade de jogar online preocupa-me. Eu gosto de jogar e já passei tempo a mais a jogar. Mas era adulta e tinha consciência do que estava a fazer. Ela não tem e tem que ser monitorizada, naturalmente.
Ela joga online com os amigos. Já tem um grupo no whatsapp com os filhos de 2 amigas minhas e ligam para jogarem juntos. Começa o festival. Whatsapp em alta voz e deambulam pelo jogo. É insuportável ouvi-los a jogar.
Ora, o que é o Roblox?
É uma plataforma onde criadores de jogos podem podem publicar jogos facilmente e testar ideias que não conseguiram ser vendidas. Dá para jogar no telemóvel, tablet ou browser e permite aceder a vários mundos virtuais onde os jogadores podem interagir entre si. Basicamente, os miúdos juntam-se num mundo virtual e fazem coisas juntos, tal como poderiam fazer no mundo real: ir a um parque de diversões, ir a casa de alguém, ir a uma loja, etc.
Não é mau de todo. A miúda entretanto quer aprender inglês outra vez. Desde bebé que fiz questão que ela convivesse com a língua inglesa. Era vê-la com 2 aninhos a cantarolar músicas em inglês. Depois, perdeu o interesse, rejeitando-o completamente. E ganhou terreno o português do Brasil. Agora, já me pergunta como se escreve isto ou aquilo. Menos mal!
O jogo parecia-me tão básico que nunca lhe dei grande importância. Só monitorizava o tempo que passava a jogar. Mas é preciso monitorizar mais do que isso. Esta questão da comunicação com estranhos é preocupante e, por isso, fui dar uma voltinha às definições.
O que ter em conta:
- Idade para aceder a certos mundos virtuais onde a violência possa ser permitida.
- Compras. Os bonequinhos podem comprar roupa e equipamentos. Controlem isso.
- Colocar a idade real da criança. Podem ter um acesso separado só para pais e irem controlando.
Andei a controlar tanto que ontem ela não conseguia entrar no jogo. Ups! Bloquei tudo sem querer. Se restringirem o acesso ao jogo, basta ir às configurações e retirar a restrição da conta.
Sem comentários:
Enviar um comentário