21.11.21

Gatos

Estes dois bichanos foram esterilizados há 1 mês e meio, mais ou menos. Acabaram de fazer 6 meses e estava combinado com a associação onde os fui buscar que me responsabilizaria pela sua esterilização e cuidados, em geral. Estão vacinados, desparasitados com regularidade e são a alegria da casa, juntamente com outras alegrias que aqui vivem.

Claro que não é apenas um mundo fofinho e cheio de ronrons e fotos bonitas.

Compromisso. Um animal é um compromisso para todos os dias. É mais ou menos como um filho. Não dá para o desligar ao fim-de-semana ou nas férias. É preciso saber antecipadamente se há espaço nas nossas vidas para um animal e se há retaguardas de apoio para quando não podemos cuidar deles. 

Gastos. Dá despesa ter um animal. Não é um gasto do outro mundo, mas é pode ser um peso financeiro. Se for um tutor responsável, saiba que é preciso vacinar, desparasitar, colocar chip, esterilizar e depois ter os cuidados regulares de alimentação e higiene. Já para não falar que pode haver problemas de saúde e é preciso estarmos lá para eles.

Acidentes. São animais, fazem asneiras. Se têm um museu em casa talvez não seja a melhor ideia levar um animal paga casa. Eles sujam, podem derrubar coisas, roer (a minha gata rói roupa!) objectos, destruir cortinas, atacar a comida, etc. Cada animal é único e até pode não fazer asneiras, no entanto é bem provável que o façam, sobretudo quando são mais pequenos.

Só falo nisto porque há pessoas que, quando percebem o peso que estes 3 factores têm nas suas vidas, decidem abandonar os seus animais. É preciso pensar antes!

Na associação onde adoptei os meus bichanos, eles vão acompanhando os bichinhos. Só os entregam no veterinário e têm um protocolo de esterilização a baixo custo. Só fazem adopções responsáveis. A probabilidade de abandono é reduzida. 

Os meus bichanos são “rafeiros” e são maravilhosos. Escolhi o gatinho pelos olhos meigos que tinha e tem a cauda partida. A gatinha é preta e branca e, pelos vistos, são o padrão menos adoptado porque são considerados mais ariscos. Não podia ser mais meiga. 

Espero ter estes filhotes comigo durante muitos anos. Os gatos acalmam, reduzem a nossa ansiedade e são uma excelente companhia. Em troca, tenho que lhes dar de comer e limpar a areia diariamente. Parece-me justo. 




Sem comentários:

Enviar um comentário